Um despacho recente do ministro da Defesa, que por ajuste directo entregou ao estaleiro da ThyssenKrupp Systems, na Alemanha, uma reparação do submarino «NRP Tridente», vai lesar a economia nacional e os portugueses em cinco milhões de euros, protestou na sexta-feira a União dos Sindicatos de Setúbal.
Trata-se de uma reparação que «poderia perfeitamente ser efectuada nos estaleiros do Arsenal do Alfeite», que possui capacidade e conhecimento para tal, salienta a estrutura distrital da CGTP-IN. A decisão do ministro, conclui-se na nota divulgada à imprensa, «vai ao encontro do que os trabalhadores do estaleiro e as suas estruturas representativas sempre têm afirmado: que a estratégia dos sucessivos governos passa por desmantelar o estaleiro, lesar o país, a Marinha nacional e criar mais desemprego».
Na nota expressa-se o repúdio do STEFFAs, da sua Comissão Sindical no Arsenal do Alfeite e da USS. Assinala-se que «não é adjudicando obra aos estaleiros alemães que se reindustrializa o País, que se cria emprego e desenvolve a economia nacional».