Comunistas e católicos

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém e a Co­missão Con­ce­lhia de Ourém do PCP pro­mo­veram uma sessão pú­blica sobre a obra de Álvaro Cu­nhal «O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, os ca­tó­licos e a Igreja». Num de­bate muito vivo, onde par­ti­ci­param na sua mai­oria ac­ti­vistas ca­tó­licos, para além de Sérgio Ri­beiro, que mo­derou a dis­cussão, in­ter­vi­eram Carlos Gon­çalves, da Co­missão Po­lí­tica, e Edgar Silva, membro do CC e de­pu­tado na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva Re­gi­onal da Ma­deira. Es­ti­veram ainda pre­sentes De­o­linda Ma­chado, ac­ti­vista da Liga Ope­rária Ca­tó­lica/​LOC e di­ri­gente da CGTP-IN, e José Paixão, co­or­de­nador na­ci­onal da LOC.

Tanto pelo local em que se re­a­lizou como pela te­má­tica em de­bate, tratou-se de uma ini­ci­a­tiva de grande sig­ni­fi­cado, im­por­tante para vencer pre­con­ceitos que ainda sub­sistem sobre esta ma­téria. A troca de ideias foi muito ani­mada e sus­citou a in­ter­venção de muitos dos par­ti­ci­pantes, al­guns dos quais não dei­xaram de cons­tatar a pro­xi­mi­dade de po­si­ções entre os «sec­tores ca­tó­licos mais avan­çados» e o PCP na luta em de­fesa dos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e pela trans­for­mação so­cial.



Mais artigos de: PCP

Soberania e progresso

O PCP, após uma reu­nião com o pre­si­dente da CCDR-N, acusou o Go­verno de ter uma «es­tra­tégia de sub­missão e ab­di­cação» no que res­peita ao de­sen­vol­vi­mento do País.

Nova edição <br>de <i>O Militante</i>

Está já à venda a edição da revista O Militante relativa aos meses de Março e Abril, cuja capa tem como tema central a revolução de Abril e os direitos da mulher, que remete para um artigo de Fernanda Mateus, da Comissão Política. Ainda sobre o 25 de...

EP à venda

Está já à venda – nos Centros de Trabalho do PCP – a Entrada Permanente (EP) para a Festa do Avante!. A compra antecipada deste título é a expressão concreta da solidariedade para com a preparação e construção do maior evento...