Troika controla Chipre há um ano

A intervenção da troika (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) no Chipre cumpriu um ano, no domingo, 16, mantendo-se até hoje as restrições no acesso da população às respectivas contas bancárias.

Na altura os depósitos bancários superiores a 100 mil euros foram penalizados com uma taxa de dez por cento. Os bancos estiveram encerrados durante 13 dias e desde então que a população está limitada a levantar 300 euros por dia.

No contexto de fortes cortes orçamentais, que fizeram disparar o desemprego e mergulharam a economia na recessão, o caso cipriota continua a ser visto por alguns especialistas como um teste ao sistema que a União Europeia poderá activar em futuras falências de bancos.



Mais artigos de: Breves Europa

Grécia não estanca desemprego

A taxa de desemprego oficial na Grécia atingiu os 27,3 por cento no quarto trimestre de 2013. Segundo dados oficiais publicados dia 13, este indicador aumentou mais de três pontos percentuais, face ao período homólogo, quando se situou em 24,2 por cento. Desde 2008, ano em que a...

Dívida de Espanha em novo máximo

A dívida pública de Espanha fechou 2013 com um novo máximo histórico, atingindo 93,9 por cento do Produto Interno Bruto. Dados oficiais, publicados dia 14, revelam que o montante da dívida das administrações públicas se elevou a 960 640 milhões de euros...