Marchas para Madrid

Milhares de pessoas cruzam as estradas nas diferentes regiões de Espanha com destino à capital, onde, no próximo sábado, 22, convergirão numa grande manifestação de protesto.

As «marchas pela dignidade» iniciaram-se nas últimas semanas de Norte a Sul do país, onde se formaram várias colunas de manifestantes em direcção a Madrid.

Por exemplo, de Gijón, nas Astúrias, um grupo de manifestantes partiu no dia 1 deste mês e já se encontra às portas da capital. Toda a comunidade mineira das Astúrias, Leão e Aragão está mobilizada para a grande jornada. Comboios e autocarros permitirão que todos possam manifestar-se.

Na Galiza, mais de centena e meia de intelectuais e artistas subscreveram um manifesto de apoio às marchas e os sindicatos anunciaram que já têm dois comboios cheios e dezenas de autocarros.

Também de Valência partiu, no dia 9, uma coluna agrupando manifestantes de várias cidades do Sudeste, e, no dia seguinte, outro grupo de caminhantes fez-se à estrada na Estremadura.

Na Andaluzia, cerca de mil pessoas integraram uma coluna encabeçada por dirigentes do Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (SAT), que partiu de Córdova, dia 15, rumo a Madrid.

Estas marchas são promovidas localmente por diversas organizações, em torno de exigências como serviços públicos de qualidade para todos, pelo direito à habitação e emprego digno, pela saída da troika e não pagamento da dívida.

A jornada culminará, na tarde de sábado, com uma assembleia na emblemática Porta do Sol.




Mais artigos de: Europa

Direita perde a vergonha

Um relatório do PCP que defende a redução da disparidade salarial entre homens e mulheres foi chumbado com os votos dos deputados do PSD e CDS/PP.

Comissão renitente

O Parlamento Europeu rejeitou, dia 12, por uma expressiva maioria a proposta da Comissão Europeia de regulamentação das sementes, mas Bruxelas não desiste.

Mentiras, deturpações e manipulações

Reagindo a um pretenso balanço do trabalho dos deputados portugueses, publicado na edição de dia 10 no jornal Público, os deputados do PCP no Parlamento Europeu acusam o diário de «enaltecimento e hipervalorização de determinados deputados por um lado, e de...

Exposição mostra passado<br>presente e futuro de Abril

Cerca de uma centena de pessoas participou na inauguração da exposição «Os Valores de Abril no Futuro de Portugal», promovida pelos deputados do PCP ao Parlamento Europeu no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da...

Cumplicidade com o «Big Brother»

Confesso que ao ler o relatório do Parlamento Europeu (PE) sobre a «vigilância» massiva da Agência Nacional de Segurança dos EUA e de outras agências do mesmo tipo nos países da União Europeia me inquietei bastante. Não sendo...