Luta estudantil em Espanha

Não aos cortes

Os es­tu­dantes de Es­panha re­a­li­zaram uma greve de 48 horas, nos dias 26 e 27, contra os cortes or­ça­men­tais na Edu­cação e pela re­vo­gação da nova Lei Or­gâ­nica, apre­sen­tada pelo mi­nistro Jose Ig­nacio Wert.

Se­gundo o Sin­di­cato dos Es­tu­dantes, mais de um mi­lhão de jo­vens ade­riram à greve, ou seja, cerca de 80 por cento, e muitos mi­lhares par­ti­ci­param nas cerca de 50 ac­ções de pro­testo re­a­li­zadas em todo o país.

Em Ma­drid, um grande des­file per­correu as ruas da ca­pital com pa­la­vras de ordem como «Não que­remos pagar a vossa dí­vida com a Saúde e a Edu­cação» e car­tazes em que se lia «Sem Edu­cação, não há fu­turo» ou «O En­sino Pú­blico é de todos e para todos».

A jor­nada ficou mar­cada por con­frontos com a po­lícia junto às uni­ver­si­dades Po­li­téc­nica e Com­plu­tense de Ma­drid, onde foram feitas mais de meia cen­tena de de­ten­ções.

Desde 2012 que os sec­tores da Edu­cação e da Saúde estão a ser alvo de drás­ticos cortes or­ça­men­tais, que as­cendem a 150 mil mi­lhões de euros.




Mais artigos de: Europa

A Suécia xenófoba

O go­verno sueco apre­sentou, dia 25, um livro branco em que re­co­nhece a po­lí­tica de dis­cri­mi­nação da co­mu­ni­dade ci­gana como «o lado negro des­co­nhe­cido da his­tória» do país.

Escola em risco

Mi­lhares de es­colas en­cer­raram, dia 26, na In­gla­terra e País de Gales em re­sul­tado de uma greve con­vo­cada pela União Na­ci­onal dos Pro­fes­sores (NUT).

A derrota de Hollande

Os resultados da segunda volta das municipais em França confirmaram a derrota dos socialistas do presidente François Hollande, que apesar da concentração de votos à esquerda recolherem apenas 40,57 por cento dos votos, atrás do centro-direita que obteve 45,91 por cento dos...

Os vende-pátrias

Há dias veio à estampa no jornal Público uma notícia, em si mesma, elucidativa do estado a que isto chegou. E sugestiva quanto aos caminhos que isto pode tomar. A notícia versava sobre algo que o deputado e candidato dos partidos do Governo ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, ia...