Editorial

A luta não vai parar

Respondendo ao apelo do MURPI, milhares de reformados, pensionistas e idosos realizaram no passado sábado, nas ruas de diversas cidades...
Opinião
A talhe de foice

Um luxo

Num tempo particularmente prolixo em declarações oficiais e afins, que tanto podem significar uma coisa como o seu...
Actual

Mentira e cinismo

Nunca como agora se ouviu tantas vozes clamar contra o Estado social. Que o Estado social é gastador, que precisa de urgente reforma,...
Actual

Papel de embrulho

Num fundo azul impactante e letras abertas a branco, surge-nos a palavra MUDANÇA em centenas de cartazes eleitorais que estão...
Actual

«Que ninguém vá ao engano»

Silva Pereira (SP), ex-editor de informação da TVI e ex-ministro da Presidência do PS/Sócrates, está a...
PCP

A Festa de Abril

A Festa do Avante! que, como Álvaro Cunhal tão justamente afirmou, é «a maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País» é, ela própria, uma realidade tornada possível com o 25 Abril, de que este ano se comemora o 40.º aniversário.

Crónica Internacional

Revolução de Abril

A Revolução de Abril – de que se assinala o seu 40.º aniversário – constitui uma impressionante...
Eleições PE

Dar mais força à CDU<br> é dar força à luta

«Dar mais força à CDU é dar mais força à luta dos trabalhadores e do povo. É dar força à ideia que é possível e está ao nosso alcance uma real alternativa capaz de assegurar a elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo e defender os interesses, a soberania e a independência de Portugal. Dar mais força à CDU é afirmar que com a força do povo, é possível um Portugal com futuro». As palavras são de Jerónimo de Sousa no comício da CDU realizado na sexta-feira, 11, no Fundão, sob o lema «Defender os interesses do povo e do País».

Apoiamos a candidatura da CDU!

O País vive um momento particularmente difícil, indissociável da política de direita, do processo de integração capitalista da União Europeia e inseparável da intensificação da ofensiva contra os direitos laborais, sociais e políticos e da redução ou eliminação de funções sociais do Estado conquistadas com o 25 de Abril.

As eleições para o Parlamento Europeu constituem uma oportunidade para, pelo reforço da CDU, contribuir para derrotar o Governo PSD/CDS e a política de direita, para dar força à construção de uma política patriótica e de esquerda, condição indispensável para assegurar a defesa dos interesses do povo e do País, libertando-o do rumo de retrocesso social, empobrecimento, declínio económico e dependência.

O apoio à candidatura da CDU é a mais sólida e consequente opção para, dando expressão à luta do povo português pelos seus direitos e aspirações, afirmar o direito ao desenvolvimento num Portugal independente e soberano. Uma opção que, promovendo a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo, abra simultaneamente caminho a um projecto de cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos.

Força que corporiza <br>a mudança

Os deputados e candidatos do PCP ao Parlamento Europeu, João Ferreira e Inês Zuber, e a candidata residente nos Açores, Catia Benedetti, apresentaram, no sábado, em Ponta Delgada, as principais conclusões da sua visita à Região Autónoma dos Açores, que incidiu nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.

Acções em Braga e Guimarães

Carla Cruz e Mariana Silva, candidatas da lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), estiveram no dia 12 de Abril, respectivamente, nos...

Contacto em Nanterre

No dia 6 de Abril, activistas da CDU em França levaram a cabo uma acção de contacto com a comunidade portuguesa na...
Em Foco

Edição especial

A próxima edição do Avante!, que estará nas bancas a 24 de Abril, inclui um suplemento especial dedicado à...

Primavera de luta<br> no Outono da vida

Nas marchas «Por Abril, contra o roubo nas pensões», o MURPI mobilizou mais de 15 mil pessoas e apelou ao prosseguimento da luta nas comemorações populares dos 40 anos do 25 de Abril e do 1.º de Maio em liberdade e também nas eleições de 25 de Maio. «Hoje faz-se história na luta e resistência dos reformados, pensionistas e idosos, que não se resignam, nem se sujeitam à espiral da austeridade a que os partidos que assinaram o pacto de rapina nos amarraram», disse Casimiro Menezes, sábado à tarde, no Rossio.

PCP

Elemento central da política alternativa

O PCP promoveu anteontem iniciativas de esclarecimento sobre o teor da sua proposta de renegociação da dívida pública, ontem debatida na Assembleia da República.

Prioridade às empresas

A resolução do Comité Central «Mais organização, mais intervenção, maior influência – Um PCP mais forte», aprovada em Dezembro, aponta as linhas para o reforço do Partido.

O regresso dos «lobos uivantes»

Muito embora PSD e CDS tenham aprovado, no passado dia 2, alterações profundas à «Lei dos Baldios», o PCP apela aos povos serranos para que não deixem de lutar pelo que é seu.

Ligação ao povo

A deputada do PCP Rita Rato esteve recentemente em Soure a acompanhar a luta que a população trava contra a tentativa de...

Debate e decisão colectivos

A organização concelhia de Serpa, a maior do distrito de Beja, realizou recentemente a sua 7.ª assembleia, com a...

Defender a SATA

Por iniciativa do PCP, foi debatida na Assembleia Legislativa Regional dos Açores a...

Valorizar a sessão solene

O Gabinete de Imprensa do PCP emitiu, no dia 11, um comunicado relativo à sessão solene comemorativa do 40.º...

Não à destruição

Uma delegação do PCP esteve, na segunda-feira, junto ao Hospital de Guimarães a contactar com trabalhadores e utentes...

Porto evoca Lorca

O Sector Intelectual do Porto do PCP lançou uma nova edição da «Alocução ao Povo da Aldeia de...

Bruxelas evoca revolução

Cerca de meia centena de pessoas – militantes do PCP, amigos e outros democratas que partilham dos ideais de Abril – comemoraram...

Murais de Abril

Os 40 anos da Revolução de Abril estão a ser assinalados das mais diversas maneiras pelas...
Trabalhadores

Trabalhadores não abdicam <br> de direitos

Cresce a luta dos trabalhadores contra a política de congelamento dos salários em diversos sectores de actividade e as baixas propostas de actualização salarial apresentadas por várias empresas.

Mudar de política <br> para defender a Saúde

Para travar a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), defender e aprofundar esta conquista de Abril é indispensável uma mudança de política e de governo, afirma a CGTP.

Em Abril e Maio<br> intensificar a luta

A CGTP-IN apela à intensificação da luta e à participação nas comemorações do 40.º aniversário da Revolução e do 1.º Maio em liberdade para vincar o protesto contra a política de direita do Governo.

Vale a pena lutar

Numa informação recentemente vinda a público sobre os resultados da acção...

Enfermeiros alertam

Cerca de 50 enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Central concentraram-se,...

Guardas prisionais em luta

Promovido pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, realizou-se ontem uma vigília junto ao...
Assembleia da República

A saúde não é um luxo

O Governo persiste no favorecimento dos grandes grupos económicos do sector da saúde em prejuízo dos doentes. Este é um dos eixos da política em curso orientada para o desmantelamento e desagregação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), acusa o PCP.

Desinvestir não salva vidas

A inoperacionalidade das viatura médicas de emergência e reanimação (VMER) no distrito de Évora (em dois...

Mercantilizar o serviço público

O PCP requereu na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local uma audição pública sobre o processo de privatização da Empresa Geral de Fomento.

PCP propõe alterações ao regime

Foram formalizadas e entregues pela bancada comunista na passada semana, baixando à comissão, propostas de alteração ao decreto-lei que estabelece o regime jurídico das convenções no Serviço Nacional de Saúde.

Muito por esclarecer

A Comissão parlamentar do Orçamento, Finanças e Administração Pública rejeitou dia 9 o requerimento...

Resposta integrada e inclusiva

Foram aprovados na generalidade, baixando à comissão por 45 dias, os projectos de lei do PCP, PS, PSD e CDS-PP sobre a...

Défice tarifário na energia

Foram chumbadas recentemente pelos partidos da maioria governamental e pelo PS as propostas do PCP destinadas a eliminar o défice...
Nacional

Comemorar o 25 de Abril

O Movimento Unitário de Democratas e Antifascistas de Mafra (MUDAM), com a colaboração da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), apresentou no dia 5 de Abril, da parte da manhã, frente ao Convento de Mafra, uma exposição sobre a Revolução dos Cravos, da URAP, e outra sobre Mafra, com imagens da época, evocando a adesão da população ao levantamento militar do Movimento das Forças Armadas e ao derrube do fascismo.

Tribunais congestionados

O novo Mapa Judiciário, decidido em Conselho de Ministros, introduz uma reforma profunda no sistema judiciário com reflexos negativos no acesso dos utentes à Justiça, criando mesmo situações em que esse acesso é negado a habitantes de zonas pobres e envelhecidas do País.

Amianto nas escolas

Promovido pelos vereadores da CDU na Câmara de Odivelas, realizou-se no dia 5 de Abril um debate...

CNA entrega petição

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entrega hoje, às 15 horas, na Assembleia da República, uma...
Europa

Pelo emprego!

Cerca de 50 mil trabalhadores de 21 países participaram, dia 4, na manifestação em Bruxelas convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos contra a política de austeridade.

Igualdade, não à austeridade

Dezenas de milhares de pessoas (100 mil segundo os organizadores) desfilaram no sábado, 12, em Paris, «Contra austeridade, pela igualdade e a partilha das riquezas»

Greve geral na Grécia

Manifestações em mais de 60 cidades da Grécia marcaram a jornada de greve geral de 24 horas, promovida, dia 9, pelas...

Direita mantém dois terços

Uma semana depois das legislativas na Hungria, os resultados definitivos, divulgados dia 12, confirmaram a maioria de dois terços ao...
Internacional

Agora é com o dono do circo

A Venezuela não enfrenta um golpe interno mas sim uma conspiração internacional cujos contornos estão cada dia mais claros.

O deportador-em-chefe

Milhares de presos em greve de fome, contra as condições desumanas a que estão submetidos e...

Ofensiva a Leste

A Ucrânia lançou uma operação militar contra a região de Donetsk, onde nos últimos dias a população integra um levantamento antigolpista, isto apesar de a Rússia ter apelado ao governo de Kiev para que não lançasse uma «guerra contra o seu próprio povo».

Temas

Política da troika não é inevitável

Logo no início da presente legislatura, em Junho de 2011, o PCP apresentou na Assembleia da República o Projecto de Resolução n.º 4/XII, onde defendia a renegociação da dívida pública e o desenvolvimento da produção nacional. A apresentação desta iniciativa legislativa ocorria pouco mais de um mês depois de o PS, PSD e CDS – os partidos da troika interna – terem negociado e assinado com a troika externa – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – o chamado Programa de Assistência Económica e Financeira, que o PCP caracterizou desde o primeiro momento como um pacto de agressão contra o povo português e de submissão aos interesses do grande capital nacional e estrangeiro.

Argumentos
TVisto

A arte de furtar

Antes do mais, registe-se que o título desta crónica faz vénia ao padre António Vieira e à sua obra, ou...
Aconteceu

Subemprego disfarça desemprego

Quase metade dos trabalhadores portugueses a tempo parcial (45,9%) encontravam-se em situação de subemprego em 2013, segundo...

Cinema perde espectadores

Os cinemas portugueses registaram menos 170 mil espectadores e menos 779 mil euros de receita de bilheteira no primeiro trimestre deste ano,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 26...

A semana em resumo

Frases

“A falta de disciplina orçamental teve as suas consequências. Tivemos que...