Desde privatização dos caminhos-de-ferro britânicos, em 1994, os preços dos bilhetes triplicaram nas principais linhas, revela um estudo do sindicato TSSA.
O balanço de 20 anos de privatização dos caminhos-de-ferro britânicos não podia ser mais elucidativo: nas principais linhas, que concentram o grosso dos utilizadores, o preço das viagens mais do que triplicou, aumentando três vezes acima da inflação.
O estudo, divulgado, dia 1 de Abril, pelo TSSA, sindicato dos trabalhadores dos transportes (Transport Salaried Staffs' Association) mostra que os preços das ligações ferroviárias aumentaram entre 145 e 245 por cento, de 1994 a 2014, apesar de o índice geral de preços, no mesmo período, apenas ter evoluído 78 por cento.
Para o secretário-geral do TSSA, Manuel Cortes, «isto confirma o que todos os passageiros sentiam nos seus bolsos». «A indústria privada dos caminhos-de-ferro tem vindo a saquear-nos a todos nos últimos 20 anos».
«Quando os tories venderam os caminhos-de-ferro deram a senhores como Sir Richard uma licença para imprimir dinheiro. Desde então, ele e os seus colegas têm tirado proveito dessa licença», acrescentou Manuel Cortes.
Com efeito, a linha Virgin, do multimilionário Richard Branson, foi das que mais aumentaram nas duas últimas décadas. Por exemplo, em 1994, a ligação entre Londres e Manchester (cerca de 300 quilómetros) custava 93 libras (113 euros). Agora custa 321 libras (390,4 euros), ou seja um aumento de 245 por cento. (ver caixa)
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