Inês Zuber no distrito de Setúbal

Reforçar os direitos das mulheres

Inês Zuber par­ti­cipou, no dia 30 de Maio, no Au­di­tório dos Ser­viços Cen­trais da Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal, na con­fe­rência «Di­reitos da Mu­lher e Igual­dade de Gé­nero no Par­la­mento Eu­ropeu (PE)», na qual a de­pu­tada do PCP apre­sentou o re­la­tório «Evo­lução da igual­dade entre mu­lheres e ho­mens na União Eu­ro­peia 2012», re­jei­tado no PE também com os votos do PSD e do CDS.

As­sis­timos a um ataque às con­quistas ci­vi­li­za­ci­o­nais das mu­lheres

Este re­la­tório tinha como ob­jec­tivo ava­liar os avanços e re­cuos na igual­dade entre ho­mens e mu­lheres, e de­nun­ciava for­te­mente as con­sequên­cias das po­lí­ticas de aus­te­ri­dade: re­dução da in­de­pen­dência eco­nó­mica; menor acesso a ser­viços pú­blicos de saúde e de apoio à in­fância e ve­lhice; maior pre­ca­ri­e­dade la­boral e des­re­gu­lação de ho­rá­rios de tra­balho que di­fi­cultam a con­ci­li­ação entre a vida fa­mi­liar, pri­vada e pro­fis­si­onal; maior vul­ne­ra­bi­li­dade à vi­o­lência, au­mento das dis­pa­ri­dades sa­la­riais.

O do­cu­mento, de au­toria de Inês Zuber, apre­sen­tava ainda vá­rias me­didas para re­forçar e efec­tivar os di­reitos das mu­lheres, das quais se des­taca o «res­peito do prin­cípio fun­da­mental de “sa­lário igual para tra­balho igual” entre ho­mens e mu­lheres», a «pro­moção do di­reito ao tra­balho com di­reitos», o «com­bate ao tra­balho pre­cário», a «va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios e das pen­sões» e a «pre­venção das causas e fac­tores da po­breza e da ex­clusão so­cial, bem como o re­forço fi­nan­ceiro das or­ga­ni­za­ções e ins­ti­tui­ções de apoio às mu­lheres ví­timas de vi­o­lência».

Na sua in­ter­venção, a também can­di­data às pró­ximas elei­ções para o PE deu a co­nhecer que a re­jeição do re­la­tório «teve um grande im­pacto nou­tros países, mas em Por­tugal passou com­ple­ta­mente des­per­ce­bido».

«Esta re­jeição foi um choque para muitas pes­soas que tra­ba­lham na área da igual­dade, uma vez que o re­la­tório, que é anual, apenas avalia a evo­lução da igual­dade entre ho­mens e mu­lheres e faz re­co­men­da­ções à Co­missão Eu­ro­peia e aos es­tados-mem­bros para me­lho­rarem a si­tu­ação», sa­li­entou, fri­sando que esta re­jeição «tem um sig­ni­fi­cado po­lí­tico im­por­tante» quando «as­sis­timos a um ataque mas­ca­rado, a pre­texto da crise, a con­quistas ci­vi­li­za­ci­o­nais das mu­lheres», que só acon­tece em «so­ci­e­dades re­tró­gradas e con­ser­va­doras».

A ini­ci­a­tiva, sobre a mo­de­ração de Rute Pina, foi pro­mo­vida pelo Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) e contou com a in­ter­venção de Co­rália Lou­reiro, ve­re­a­dora do pe­louro dos Re­cursos Hu­manos, Mo­der­ni­zação Ad­mi­nis­tra­tiva e De­sen­vol­vi­mento So­cial da Câ­mara Mu­ni­cipal, que apre­sentou o Plano Mu­ni­cipal para a Igual­dade de Gé­nero – Plano de Acção/​2014.

 

Papel ac­tivo

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu ti­veram ainda um papel ac­tivo na luta contra a pros­ti­tuição na UE, cha­mando a atenção para este pro­blema en­quanto re­a­li­dade in­dis­so­ciável das de­si­gual­dades so­ciais e de gé­nero que per­sistem na so­ci­e­dade e que são cau­sa­doras de in­to­le­rá­veis formas de vi­o­lência e de opressão exer­cidas sobre as mu­lheres.

Neste sen­tido, de­nun­ci­aram os efeitos da crise eco­nó­mica e so­cial no agra­va­mento deste fla­gelo, exi­giram me­didas para o com­bater e pro­pu­seram aos es­tados-mem­bros que dis­po­ni­bi­li­zassem ser­viços so­ciais pú­blicos para as ví­timas de trá­fico ou de ex­plo­ração se­xual, e que apli­quem po­lí­ticas so­ciais e eco­nó­micas que visem ajudar as mu­lheres e ra­pa­rigas vul­ne­rá­veis a deixar a pros­ti­tuição, no­me­a­da­mente através da ga­rantia de postos de tra­balho que con­duzam efec­ti­va­mente à sua in­clusão so­cial, e que apoiem e co­o­perem com as or­ga­ni­za­ções so­ciais que tra­ba­lham na área do apoio às mu­lheres pros­ti­tuídas.

Re­portar pro­blemas

Nos úl­timos cinco anos, entre muitas ou­tras pro­ble­má­ticas, os eleitos co­mu­nistas sa­li­en­taram também a ne­ces­si­dade de serem de­sen­vol­vidos ins­tru­mentos de for­mação e exe­cução de po­lí­ticas para a igual­dade de opor­tu­ni­dades entre mu­lheres e ho­mens, in­cluindo a ava­li­ação do im­pacto es­pe­cí­fico das po­lí­ticas nas mu­lheres e ho­mens, e, por outro lado, de­nun­ci­aram inú­meras si­tu­a­ções de dis­cri­mi­nação sa­la­rial entre ho­mens e mu­lheres, in­sis­tindo na ne­ces­si­dade de me­didas ur­gentes de com­bate a estas dis­cri­mi­na­ções e de va­lo­ri­zação do tra­balho, seja através da re­visão da di­rec­tiva exis­tente, seja da ela­bo­ração de planos sec­to­riais fa­se­ados, com metas pre­cisas, vi­sando acabar com as dis­cri­mi­na­ções di­rectas e in­di­rectas.

 



Mais artigos de: Eleições PE

Acrescentar força à luta

1938 di­ri­gentes, de­le­gados sin­di­cais e mem­bros de co­mis­sões de tra­ba­lha­dores já ma­ni­fes­taram o seu apoio às listas da CDU para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE). Este nú­mero, que não pára de crescer, foi dado a co­nhecer no dia 3 de Maio, num al­moço re­a­li­zado no Pa­vi­lhão da Si­de­rurgia Na­ci­onal, no Seixal.
Na ini­ci­a­tiva, Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, afirmou que as elei­ções de 25 de Maio «são a opor­tu­ni­dade para, com um im­por­tante re­forço da CDU, in­fligir uma pe­sada der­rota ao Go­verno, forçar a sua de­missão e a ime­diata con­vo­cação de elei­ções an­te­ci­padas, sendo, ao mesmo tempo, uma opor­tu­ni­dade para ex­pressar o mais vivo re­púdio e con­de­nação dos par­tidos da troika na­ci­onal e da sua po­lí­tica, res­pon­sá­veis pelo afun­da­mento do País e o em­po­bre­ci­mento dos tra­ba­lha­dores e do povo, dando força à luta por uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda».

A CDU sempre do lado certo

Um am­bi­ente de con­fi­ança e de grande afec­ti­vi­dade en­volve a can­di­da­tura da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu.

Novo ciclo para o País

João Fer­reira, ca­beça de lista da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, acom­pa­nhado de Mi­guel Vi­egas, ter­ceiro can­di­dato da mesma lista, es­teve sexta-feira em di­versos con­ce­lhos do dis­trito de Aveiro, con­tac­tando com cen­tenas de ho­mens, mu­lheres e jo­vens, a es­ma­ga­dora mai­oria dos quais de­si­lu­didos com esta po­lí­tica de di­reita que ar­ruína o País.

Defender a agricultura nacional

Duas cen­tenas de agri­cul­tores par­ti­ci­param an­te­ontem, dia 6, num al­moço da CDU na Guarda, onde es­ti­veram pre­sentes os can­di­datos João Fer­reira e Mário Mar­tins.

«Leva a luta até ao voto»

Com o lema «Leva a luta até ao voto», realizou-se no dia 30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a apresentação dos candidatos jovens da CDU, iniciativa que contou com a presença e intervenção de João Ferreira, Francisca Goulart e Susana...

Defender as comunidades emigrantes

A mandatária nacional da lista da CDU, Ilda Figueiredo, e o candidato Nuno Gomes Garcia, estiveram no fim-de-semana em Bruxelas e Paris a participar em diversas acções de contacto com a comunidade portuguesa residente nessas duas cidades. No sábado, na capital...

Denunciar as consequências<br> da política de direita

Na sexta-feira, Jerónimo de Sousa participou numa arruada pelas ruas de Coimbra e, mais tarde, num jantar no Salão da Banda de Soure. Perante activistas e apoiantes da CDU, o Secretário-geral do PCP voltou a exigir a demissão do Governo e salientou que o País...

Promover a democracia cultural

O Clube Estefânia acolheu, no dia 28, um debate sobre os problemas que se colocam aos trabalhadores das artes do espectáculo. A sessão contou com mais de 30 participantes e as intervenções iniciais da mesa caracterizaram a situação actual do teatro, da música, da...

Festa pela Cultura

Dia 3 de Maio foi marcado por uma grande acção em defesa da Cultura. Um animado desfile percorreu a Baixa-Chiado a partir das 14h30, enchendo as ruas lisboetas de cor, alegria e reivindicação.Apesar do intenso calor que se fez sentir, centenas de pessoas assistiram...

Solução, proposta e alternativa

Depois de uma acção de contacto no Fórum Almada, Inês Zuber participou, na tarde de dia 30 de Abril, numa Tribuna Pública, na Praça da Portela, no Laranjeiro, concelho de Almada, onde apelou ao voto na CDU para penalizar PS, PSD e CDS. No...

Candidatos pelo Alentejo

A passagem de João Ferreira pelo Litoral Alentejano, no domingo, 4, iniciou-se por Alcácer do Sal, com um encontro com a população de Rio de Moinhos, a que se seguiu um almoço em Casebres, onde interveio também o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença....

João Ferreira na PSA

João Ferreira esteve no dia 29 junto às instações da PSA, em Mangualde, a contactar com os trabalhadores daquela empresa do sector automóvel. A sua presença no local simbolizava, desde logo, a afirmação da solidariedade das forças que compõem a CDU...

Apoiamos <br>a candidatura da CDU!

Alfredo Maiajornalista André Janecopresidente da ABIC António Borges Coelhohistoriador António MagrinhoCT da Autoeuropa Armando Alvesartista plástico...