Editorial

Lutar, reforçar a CDU

Por duas vezes no período de uma semana, centenas de milhares de pessoas encheram de festa, luta e confiança as ruas deste...
Opinião
PCP

Uma questão de higiene

Entrámos na recta final da batalha eleitoral das eleições para o Parlamento Europeu. Pela frente temos exactamente 15 dias de campanha eleitoral. 15 dias de intenso trabalho, de muito esclarecimento e de contacto directo com o maior número de pessoas. Essa é a grande tarefa que está colocada ao colectivo partidário, a todos e a cada um dos membros do Partido até ao dia 25 de Maio.

Actual

A banha da cobra

A promessa feita há umas semanas, por António José Seguro, de que irá acabar com os sem abrigo, em apenas um...
Actual

Credibilidades

Faltam menos de três semanas para as eleições. Tudo o que Passos Coelho diz é mentira, é tudo parte de um...
Crónica Internacional

Guerra e fascismo

Comemora-se o aniversário da derrota do nazi-fascismo na II Guerra Mundial. A guerra de 1939-45 foi a maior carnificina na...
A talhe de foice

O triângulo

No Expresso da Meia-noite da semana passada o economista Ricardo Paes Mamede, professor do ISCTE, após desmantelar a...
Eleições PE

Acrescentar força à luta

1938 dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores já manifestaram o seu apoio às listas da CDU para o Parlamento Europeu (PE). Este número, que não pára de crescer, foi dado a conhecer no dia 3 de Maio, num almoço realizado no Pavilhão da Siderurgia Nacional, no Seixal.
Na iniciativa, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, afirmou que as eleições de 25 de Maio «são a oportunidade para, com um importante reforço da CDU, infligir uma pesada derrota ao Governo, forçar a sua demissão e a imediata convocação de eleições antecipadas, sendo, ao mesmo tempo, uma oportunidade para expressar o mais vivo repúdio e condenação dos partidos da troika nacional e da sua política, responsáveis pelo afundamento do País e o empobrecimento dos trabalhadores e do povo, dando força à luta por uma alternativa patriótica e de esquerda».

A CDU sempre do lado certo

Um ambiente de confiança e de grande afectividade envolve a candidatura da CDU às eleições para o Parlamento Europeu.

Novo ciclo para o País

João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, acompanhado de Miguel Viegas, terceiro candidato da mesma lista, esteve sexta-feira em diversos concelhos do distrito de Aveiro, contactando com centenas de homens, mulheres e jovens, a esmagadora maioria dos quais desiludidos com esta política de direita que arruína o País.

Reforçar os direitos das mulheres

Inês Zuber participou, no dia 30 de Maio, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, na conferência «Direitos da Mulher e Igualdade de Género no Parlamento Europeu (PE)», na qual a deputada do PCP apresentou o relatório «Evolução da igualdade entre mulheres e homens na União Europeia 2012», rejeitado no PE também com os votos do PSD e do CDS.

Defender a agricultura nacional

Duas centenas de agricultores participaram anteontem, dia 6, num almoço da CDU na Guarda, onde estiveram presentes os candidatos João Ferreira e Mário Martins.

Promover a democracia cultural

O Clube Estefânia acolheu, no dia 28, um debate sobre os problemas que se colocam aos trabalhadores das artes do espectáculo. A...

Festa pela Cultura

Dia 3 de Maio foi marcado por uma grande acção em defesa da Cultura. Um animado desfile percorreu a...

Candidatos pelo Alentejo

A passagem de João Ferreira pelo Litoral Alentejano, no domingo, 4, iniciou-se por Alcácer do Sal, com um encontro com a...

João Ferreira na PSA

João Ferreira esteve no dia 29 junto às instações da PSA, em Mangualde, a contactar com os trabalhadores daquela...
Em Foco

Maio dá força à luta<br>por Abril e pelo futuro

Em quatro dezenas de localidades de todos os distritos e regiões autónomas, «o imenso mar de gente que neste 1.º de Maio saiu à rua para participar nos desfiles e manifestações organizados pela CGTP-IN mostra que existe e se desenvolve uma elevada consciência do momento grave que o País atravessa e da necessidade de prosseguir e intensificar a luta para acabar com a política de direita».

PCP valoriza resposta

Nas comemorações do 1.º de Maio da CGTP-IN foi dada uma grande resposta às novas...

Dos maiores no Porto

A Avenida dos Aliados encheu-se naquele que foi um dos maiores desfiles de 1.º de Maio dos últimos...

Sem tréguas

  A CGTP-IN recusa confundir o interesse nacional com a espoliação e o empobrecimento dos...
PCP

DEO agrava roubo<br> de salários e rendimentos

O PCP reagiu ao anúncio do Documento de Estratégia Orçamental do Governo, considerando-o «um passo mais na escalada de roubo dos salários e rendimentos dos trabalhadores e do povo».

Inaceitável ingerência

O Secretário-geral do PCP reagiu com um forte protesto ao anúncio da marcação de uma iniciativa da troika para o...

Grande comício da CDU

A CDU realiza no sábado, 10, um grande comício no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no qual marcarão presença o...

Unidade e luta

Uma delegação do PCP esteve no dia 28 de Abril junto às Minas da Panasqueira, numa manifestação de...
Trabalhadores

A luta não abranda

Em luta pelos seus direitos, aumentos salariais, melhores condições de vida ou a defesa do serviço público, os trabalhadores estão a mobilizar-se fortemente em diversas empresas.

STAL afirma valores de Abril

Cerca de 200 trabalhadores da administração local do concelho de Setúbal participaram no plenário que a...

Morreu Maria Emília Reis

Faleceu no final de Abril a sindicalista e antiga dirigente da CGTP-IN Maria Emília Reis. Natural de Santo Tirso (1940), foi...
Assembleia da República

Oferecer apenas o empobrecimento

A ministra das Finanças repetiu no Parlamento que «não há novos cortes sobre os salários e pensões» da administração pública. É rigorosamente mentira, reagiu o PCP no debate de actualidade realizado por sua iniciativa, sexta-feira, 2, em torno do Documento de Estratégia Orçamental (DEO).

PCP propõe criação<br>de novas freguesias

O PCP entregou uma série de iniciativas legislativas com vista à reposição de freguesias extintas «contra a vontade das populações» e que tiveram por base argumentos do Governo sem sustentação na realidade.

Melhorar regimes

Projectos de lei do PCP, do BE, do PS e da maioria PSD/CDS-PP relativos ao regime do segredo de Estado e à...
Europa

Cortes dividem socialistas

O pacote dito de «estabilidade» foi aprovado, dia 29, pelo parlamento francês por 265 votos a favor, 232 contra e 67 abstenções. Hollande defronta agora uma oposição interna.

Adams libertado

Detido, dia 30, para prestar declarações sobre a execução de uma católica pelo IRA, em 1972, o líder do Sinn Féin foi libertado no domingo, 4, sem acusações.

Desemprego não baixa

A taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 15,2 por cento em Março, valor idêntico ao de Janeiro último. No entanto,...
Internacional

PCP alerta para escalada criminosa

Artigo de acesso livre

A violência e a repressão política e xenófoba, o recurso à força militar por parte de Kiev, as medidas opressivas e a campanha repressiva, a responsabilidade dos EUA e da UE no agravamento da situação e a deslocação de meios militares da NATO para a região, bem como a impunidade reinante na Ucrânia motivam a profunda preocupação do PCP.

Greve dá força negocial

O Movimento Dignidade Agropecuária anunciou ter chegado a acordo num dos pontos da negociação que mantém com o...

Maio com a força da luta

«Não existe nenhuma razão para classe operária e os trabalhadores viverem na pobreza, enfrentarem o desemprego, a fome, as guerras imperialistas e a falta de serviços públicos», afirmou a Federação Sindical Mundial (FSM) num comunicado divulgado dias antes de milhões de trabalhadores trazerem para as ruas de todo o mundo a força da luta.

Temas

Saúde cada vez mais privada

O Serviço Nacional de Saúde, luminosa conquista da Revolução de Abril, está de há anos a esta parte sob o ataque de poderosos grupos económicos privados, que vêem neste sector vital uma particularmente rentável oportunidade de negócio. É precisamente para estes interesses que têm governado PS, PSD e CDS, que lei após lei, medida após medida, mais não têm feito do que servir os apetites destes grupos, que controlam já parte considerável do sector da Saúde em Portugal.
Na semana passada, em conferência de imprensa em que participou Jorge Pires, da Comissão Política, o PCP reagiu a mais uma peça desta ofensiva. Transcrevemos, em seguida, o texto apresentado pelo dirigente comunista.

Álvaro Cunhal no 1.º de Maio de 1974

O 1.º de Maio de 1974 em Lisboa, fez agora 40 anos, foi uma imponente consagração popular do 25 de Abril. Respondendo ao apelo da Intersindical, criada em 1970, o povo celebrou nas ruas o fim da ditadura fascista, o fim de quase meio século de terror, miséria e obscurantismo. Nesse dia todos os caminhos da capital confluíram para a Alameda D. Afonso Henriques – ponto marcado para a concentração – de onde um mar de gente a perder de vista rumou para o então Estádio da FNAT (Fundação Nacional para Alegria no Trabalho, criada pelo fascismo), rebaptizado depois, como não podia deixar de ser, Estádio 1.º de Maio.
A celebração do Dia Internacional do Trabalhador, proibida durante 48 anos pelo fascismo mas sempre feita em jornadas de luta pelos trabalhadores, ocorria pela primeira vez em liberdade, consagrando o 1.º de Maio como feriado nacional.
O discurso de encerramento do comício desse dia histórico, que a seguir se reproduz, esteve a cargo do Secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal.


Argumentos
Aconteceu

Dívida ultrapassa 130%

A dívida pública deverá atingir este ano os 130,2 por cento do Produto Interno Bruto, de acordo com a nova...

China destrona EUA

A notícia surpreende apenas pela antecipação. Segundo a edição de 30 de Abril do jornal britânico...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   No âmbito das...

A semana em resumo

Frases

“Em relação à Segurança Social, a dita "reforma" é...