Dívida de Espanha aumenta

A dí­vida pú­blica es­pa­nhola atingiu o re­corde de 96,8 por cento do Pro­duto In­terno Bruto (PIB) no final do pri­meiro tri­mestre do ano, cres­cendo 7,12 por cento, em re­lação ao pe­ríodo an­te­rior, para os 989 925 mi­lhões de euros, valor re­corde na his­tória do país.

Os dados di­vul­gados pelo Banco de Es­panha, dia 13, con­firmam que o maior au­mento de en­di­vi­da­mento em termos ab­so­lutos cor­res­pondeu ao Go­verno cen­tral, cuja dí­vida cresceu 8,4 por cento para 864 193 mi­lhões de euros.

No mesmo dia, o ins­ti­tuto de es­ta­tís­ticas de Es­panha con­firmou a des­cida da in­flação para 0,2 por cento, duas dé­cimas abaixo da taxa re­gis­tada em Abril (0,4%), e já muito pró­ximo da te­mida de­flação.



Mais artigos de: Breves Europa

Milhares pelo catalão

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 14, em Barcelona, em defesa do ensino da língua catalã nas escolas e contra a reforma educativa que, entre outros aspectos, pretende impor o castelhano. A chamada lei Wert (do nome do ministro da Educação, José Ignacio Wert) prevê que as...

Alitalia aprova fusão

O conselho de administração da companhia aérea italiana Alitalia aprovou, dia 13, o projecto de fusão com a Etihad Airways, que prevê a cedência de 49 por cento do capital em troca de uma injecção de capital de 560 milhões de euros. A companhia italiana, que...