Os trabalhadores do município de Arganil (Coimbra) aprovaram, num plenário realizado no dia 19 frente aos Paços do Concelho, uma resolução em defesa das 35 horas de trabalho semanais e das sete horas diárias, e decidiram avançar com as formas de luta necessárias à reposição desse horário e à negociação colectiva de um Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP). No final do plenário, uma delegação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) entregou ao presidente da Câmara a resolução aprovada e um pedido de reunião urgente.
O STAL assinou com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva (Aveiro) um ACEEP, garantindo dessa forma a manutenção do horário de 35 horas semanais para os trabalhadores do município. Ao assinar o Acordo com o STAL, Castelo de Paiva junta-se à longa lista de municípios que «recusam a política autoritária de um Governo que desrespeita sistematicamente o Poder Local Democrático e a Constituição Portuguesa que o consagra», afirma o sindicato no seu portal.
Em Castelo Branco, os trabalhadores do município cumprem hoje um dia de greve, na sequência do pré-aviso emitido pelo STAL. Entre outras questões, os trabalhadores estão em luta pelo direito à negociação do ACEEP e a aplicação das 35 horas semanais.