Editorial
Opinião
Actual

À força

Antigamente, à falta de melhores técnicas e, depois, à falta de meios da esmagadora maioria da população...
Actual

A meio do caminho

Na habitual iniciativa de verão do PSD no Pontal, Passos Coelho escolheu como ponto central do seu discurso a ideia de que o Governo...
A talhe de foice

Máfias

Segundo decisão do ministro da Saúde, Paulo Macedo - senhor do califado -, em Setembro próximo vai avançar a...
PCP

A importância da luta pela paz

Não será necessário ser um observador atento para se ter a percepção de que a actual situação internacional é caracterizada pela proliferação de «conflitos» e pelo aumento da insegurança e da instabilidade. No entanto, a continuada banalização de tal evolução é sistematicamente acompanhada pela ocultação das suas causas e, consequentemente, dos seus responsáveis, sendo a mentira deliberada e metodicamente veiculada recorrendo-se a todo o tipo de operações de desinformação, quantas vezes com base nas mais inimagináveis provocações e hediondos crimes, procurando converter os agressores em «agredidos», os criminosos em «vítimas», os opressores em «libertadores».

Crónica Internacional

<i>De Ferguson<br> ao Iraque</i>

A localidade de Ferguson, subúrbio de Saint Louis no estado do Missouri, está em estado de guerra. Na passada segunda-feira a...
Em Foco

Garantir trabalho e salários

O PCP alerta para a possibilidade de o desmonoramento do Grupo Espírito Santo e a «reestruturação» do Novo Banco poderem vir a provocar despedimentos e cortes de direitos. Para o Partido, só a unidade e a luta dos trabalhadores poderá impedir que sejam estes, uma vez mais, a pagar pelos desmandos do grande capital.

PCP

Tempo de mudar de rumo

Jerónimo de Sousa participou, no dia 15, num convívio em Monte Gordo e num jantar em Lagos, nos quais foi reafirmado o caminho alternativo que o PCP propõe.

 

Defender a água pública

Integrando uma delegação do PCP, Jerónimo de Sousa visitou anteontem as Oficinas Gerais dos...

Governo anuncia novos cortes

O PCP reagiu, no dia 13, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, ao facto de o Governo ter confirmado junto dos reitores das...
Trabalhadores

Salários melhores nos transportes

Os trabalhadores e as suas organizações de classe nas empresas privadas de transportes exigem aumentos de salários e rejeitam a exigência de mais sacrifícios.

Má gestão é notória

As contas da CP de 2013 resultam de uma política «astuciosamente delineada» para privatizar a empresa, acabando com o transporte ferroviário, social e público, sublinha a Comissão de Trabalhadores.

Derrotados pelo TC

O acórdão do Tribunal Constitucional sobre a «CDS» e os cortes salariais «não é dissociável da luta» de trabalhadores e reformados e representa «mais uma derrota» do Governo e também, do Presidente da República, salientou a CGTP-IN.

Hotelaria sem crise

«Não há razões para o patronato continuar a pagar salários de miséria», protesta o Sindicato da Hotelaria do Norte, que hoje promove acções em Braga, na Arcada e à porta dos hotéis Mercure, João XXI e Ibis.

Serviço público na STCP

O lançamento do concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede da...

CTT denunciam AE

«Mantém-te atento(a)! Vai ser preciso defender direitos e conseguir aumentos salariais» – apelou anteontem o...

Greve em Guimarães

Com uma adesão de 77 por cento, entraram em greve parcial na segunda-feira os trabalhadores do Centro...

SPdH questiona

A Comissão de Trabalhadores dos Serviços Portugueses de Handling solicitou, a 14 de Julho, uma reunião ao presidente...
Assembleia da República

Rede mingua e ensino piora

O PCP requereu a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, para esclarecer a redução da rede de ensino do português no estrangeiro.

Desinvestimento agrava problemas

O PCP voltou a chamar a atenção para a degradação dos cuidados de saúde no Algarve, uma consequência do ataque ao SNS e do subfinanciamento crónico das unidades hospitalares.

Em defesa do SNS

Os profissionais de saúde do Algarve estarão amanhã, 22, em greve, por 24 horas, convocados pelos sindicatos da...

Pôr o futuro em causa

O PCP inquiriu o Ministério da Educação e Ciência sobre os impactos resultantes da aprovação da nova...

Referendo regional nos Açores

Será retomada na próxima sessão legislativa, a iniciar em Setembro, a discussão na especialidade dos diplomas do...
Nacional

Entalados pelo BES

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) alertou para os reflexos preocupantes da gestão danosa do BES e do GES na vida, já muito difícil, das MPME.

Moita

O Núcleo da Moita da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) promove amanhã, às 21 horas, na Moita,...
Europa

Mundo de precários

Apenas um em cada quatro adultos a nível mundial pode contar com um emprego a tempo inteiro, com pelo menos 30 horas por semana, revela um estudo do instituto Gallup.

Trabalhar e estudar

As despesas obrigatórias de um estudante universitário em França aumentaram quatro vezes acima da inflação, segundo um estudo da União Nacional de Estudantes (Unef).

Assange preparado para sair

O fundador da rede WikiLeaks, Julian Assange, anunciou, na segunda-feira, 18, que está «preparado» para abandonar a...

PIB estagna na zona euro

As expectativas de recuperação económica voltaram a gorar-se no segundo trimestre do ano, ante um crescimento...

Pobreza

Não se cansam os representantes das instituições europeias de proclamar, no plano discursivo,...
Internacional

Fogo sobre gasolina

Os Estados Unidos da América voltaram a bombardear o Iraque. O pretexto para a iniciativa, para a qual procuram arrastar a UE, foi a ameaça do Estado Islâmico (EI) às comunidades yazidi curda e cristã iraquiana, forçadas a fugir perante o avanço jihadista.

Rumo ao socialismo

Após três meses de um amplo e profundo período de debate, o Partido Comunista da Venezuela realizou a sua XIII Conferência Nacional, de 8 a 10 de Agosto, em Caracas.

Temas

Ucrânia na curva da História

Artigo de acesso livre

O desenvolvimento da crise ucraniana confirma a análise e advertências do nosso partido sobre o carácter do poder instalado pelo imperialismo em Kiev, o propósito de saque e de instrumentalização da Ucrânia no cerco à Rússia e, simultaneamente, o ensaio da instalação de regimes dirigidos a reprimir o movimento operário e popular que resiste à ofensiva em curso no contexto da crise capitalista.

Uma farsa que urge denunciar

António Negrão e Madalena Santos voltaram há pouco da Ucrânia, onde no dia 14 participaram numa das audiências do processo que visa a ilegalização do Partido Comunista. Fizeram-no em representação da Associação Portuguesa de Juristas Democratas, com mandato para representar igualmente a Associação Internacional de Juristas Democratas e organizações similares de outros países europeus. O desejado estatuto de observador internacional não foi possível de obter,  pelo que acabaram por ser constituídos mandatários do Partido Comunista da Ucrânia.

A destruição da capacidade produtiva do País<br> e de valor no BES

Um ponto importante, muitas vezes referido, que cria grandes preocupações até porque tem efeitos nefastos a nível de criação de emprego e de aumento da produtividade e competitividade, é a quebra acentuada que se tem verificado desde 2008 no investimento em Portugal, situação esta que foi agravada pela política de austeridade recessiva imposta ao País pela «troika» e agora também continuada pelo Governo PSD/CDS.

Argumentos
TVisto

Notícias do meu país

Já lá vão os tempos em que se pediam notícias do país ao vento que então passava. Agora há...
Festa do Avante!

Alegria de viver e de lutar

A construção da Festa do Avante! – literalmente erguida a pulso pelo trabalho solidário e militante, onde os saberes sem idade se fundem com a alegria, a generosidade e a inesgotável vontade de participar e aprender dos mais novos – é todos os anos uma tarefa portentosa e uma experiência inesquecível. Que o digam os mais jovens que ali passam boa parte das suas férias, garantindo, em cada ano, que esta é, sem sombra de dúvidas, a grande Festa da juventude.

Momento de afirmação <br>de todas as lutas

A Cidade da Juventude mantém-se no mesmo local, ao lado do Palco 25 de Abril, e continua a proporcionar momentos únicos e inesquecíveis. Este ano a novidade é mesmo a exposição política, que vai ter um formato diferente.

Espectáculo surpreendente

Este ano a Festa do Avante! acolhe, em vários palcos, entre eles no Palco 1.º de Maio, um grupo de...
Aconteceu

Governo corta verbas no Superior

O Ensino Superior vai sofrer um corte de 1,5 por cento no Orçamento do Estado para 2015, segundo anunciou, dia 12, o Ministério...

Jéssica ganha o bronze em Zurique

Jéssica Augusto conquistou, dia 16, a medalha de bronze na maratona feminina dos Campeonatos Europeus de Atletismo, que terminaram no...

Locarno distingue Pedro Costa

O cineasta português Pedro Costa foi distinguido, dia 16, no Festival de Locarno, na Suíça, com o Prémio para o...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 23 de...

A semana em resumo

Frases

“César das Neves é dos que acham (como toda a liberalice económica)...