Trabalhistas prometem subir salários

Britânicos mal pagos

Ed Mi­li­band, líder do par­tido tra­ba­lhista bri­tâ­nico, pro­meteu au­mentar os sa­lá­rios se vencer le­gis­la­tivas, mar­cadas para Maio do pró­ximo ano.

À margem do con­gresso anual dos tra­ba­lhistas, ini­ciado no do­mingo, 21, na ci­dade de Man­chester, Mi­li­band com­pro­meteu-se a au­mentar o sa­lário mí­nimo para «pelo menos oito li­bras» à hora (10 euros), no­ti­ciou o jornal Sunday Mirror.

Se­gundo de­clarou, «nos dias de hoje, na Grã-Bre­tanha um tra­ba­lhador em cada cinco é mal pago, apesar de dar a sua con­tri­buição».

«Se tra­ba­lhar muito duro, pode sus­tentar a sua fa­mília com dig­ni­dade», acres­centou o líder tra­ba­lhista.

Con­vi­dado pela BBC One, Mi­li­band voltou a re­a­firmar as suas in­ten­ções sobre o tema, re­fe­rindo que o país «não pode con­ti­nuar como está, só fun­ciona para uma parte da sua po­pu­lação».

O sa­lário mí­nimo bri­tâ­nico é ac­tu­al­mente de 6,31 li­bras por hora (8 euros) e de 5,03 li­bras (6,3 euros) para os me­nores de 21 anos. No pró­ximo mês de­verá subir para 6,50 li­bras por hora (8,2 euros).

Os sin­di­catos bri­tâ­nicos, reu­nidos no início de Se­tembro, pe­diram um au­mento para dez li­bras por hora (12,6 euros), de modo a com­pensar o grande au­mento dos preços.

Apesar de se ter ve­ri­fi­cado uma cres­cente con­cen­tração da ri­queza nas mãos de al­guns, os sin­di­ca­listas su­bli­nham que os sa­lá­rios reais re­cu­aram, pro­vo­cando um au­mento no nú­mero de tra­ba­lha­dores po­bres no país.

Em com­pa­ração, o sa­lário mí­nimo em França é de 9,53 euros/​hora. Na Ale­manha o sa­lário mí­nimo en­trará pela pri­meira vez em vigor a partir de Ja­neiro de 2015, e o seu valor será de 8,50 euros/​hora.




Mais artigos de: Europa

Independência adiada

O re­fe­rendo re­a­li­zado, dia 18, sobre a in­de­pen­dência da Es­cócia ter­minou com a vi­tória do «Não», após fortes pres­sões e muitas pro­messas de alar­ga­mento da au­to­nomia.

Greve para durar

Em greve desde dia 15, os pi­lotos da Air France de­ci­diram con­ti­nuar a pa­ra­li­sação pelo menos até amanhã, 26, contra o pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento da Tran­savia.

UBS acusado de fraude

A justiça francesa confirmou, na segunda-feira, 22, a pesada caução de 1,1 mil milhões de euros imposta ao banco suíço UBS, acusado de lavagem de dinheiro agravada e fraude fiscal. O banco tinha contestado a caução, mas o tribunal de recurso confirmou a...

Orçamento comunitário:<br> o discurso e a prática

Está neste momento em discussão no Parlamento Europeu o orçamento para 2015, num debate revelador sobre a distância que separa o discurso europeu das políticas concretas que depois são aplicadas. O orçamento anual corresponde à concretização do...