A 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, foi divulgado o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, referente ao ano de 2013, onde se constata, uma vez mais, que a água que chega às torneiras dos munícipes do Seixal é de excelente qualidade.
Na região de Lisboa, o Seixal apresenta-se como o terceiro município com maior segurança na sua água, atingindo actualmente os 99,97 por cento. Simultaneamente, este município pratica os preços mais baixos na Região de Lisboa e no País, como se pode verificar no estudo comparativo disponibilizado recentemente pela DECO.
A Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal (AIA), e os municípios que a integram, emitiram, entretanto, uma declaração conjunta que reforça a intenção de manter na esfera pública local a gestão dos serviços da água.
Recorde-se que os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, criaram a AIA com o propósito de defender a água como um bem comum, pela qualificação permanente dos serviços públicos prestados, e no sentido de promover a cooperação entre as autarquias na captação e abastecimento público de água.
O principal objectivo é construir um sistema intermunicipal de água «em alta», que permita a gestão conjunta do processo de captação e adução de água para os sistemas públicos municipais de distribuição. Por abastecimento «em alta» considera-se a captação, o tratamento e o fornecimento de água aos reservatórios dos municípios. É designada por abastecimento «em baixa» a rede de distribuição de água dos reservatórios municipais até ao consumidor final.