Editorial

É PRECISO MUDAR DE POLÍTICA

Na passada sexta-feira foi aprovada na generalidade, com os votos do PSD e CDS-PP, a proposta de Orçamento do Estado para 2015....
Opinião
A talhe de foice

A palavra

O descoco dos partidos da maioria exibiu-se à vara-larga na apresentação do Orçamento do Estado, na Assembleia da...
Actual

<i>Amigos da onça</i>

O ministro da Economia, Pires de Lima, anunciou, na passada semana, que o País acaba de passar à frente da Holanda,...
Actual

O que quer o PCP

Em mais uma entrevista Manuel Alegre procurar dar, uma vez mais, a cobertura de esquerda às opções de direita a que o PS...
Actual

Um cabaz de mentiras

No romance «Os Maias» de Eça de Queiroz há um personagem que ao referir-se ao então ministro da Fazenda...
PCP

Defender o Sistema Público <br>de Segurança Social

O Orçamento do Estado para 2015 é bem expressão das orientações da política de direita de ataque aos salários, às reformas e ao conjunto dos direitos de protecção social. A partir de 2010, o Governo PS deu corpo aos PEC e o actual Governo PSD/CDS invocou o pacto de agressão (assinado pelo PS, PSD e CDS-PP com as instâncias internacionais) para roubar salários, reformas e prestações sociais, acentuando de forma escandalosa as desigualdades sociais e agravando o empobrecimento e definhamento económico do País.

Crónica Internacional

Viva o 7 de Novembro!

Viva o 7 de Novembro de 1917, data que marca uma viragem irreversível na História da Humanidade! Viva a Revolução...
Em Foco

Lutas a crescer para dia 13

No dia 31 de Outubro, milhares de trabalhadores da Administração Pública manifestaram-se em Lisboa, contra a proposta de Orçamento do Estado que os deputados do PSD e do CDS-PP tinham aprovado na generalidade poucas horas antes. Outras lutas, por estes dias, mostram que há razões fortes e determinação crescente para intensificar e alargar a luta contra esta política e o Governo que a executa. No dia 13, a acção vai centrar-se nas empresas e serviços.

Razões e reivindicações<br>para a luta que continua

Nos rostos que aqui mostramos ficam retratadas a justificada indignação e a irrevogável disponibilidade para manter a luta, até à demissão do Governo e à mudança de política. São imagens da manifestação nacional de 31 de Outubro, que dão consistência e força ao conteúdo da resolução aprovada frente ao Parlamento.

PCP

A luta abre caminho

«Os direitos dos trabalhadores e progresso social» foi o lema de uma sessão pública realizada anteontem, em Lisboa, na qual participaram Jerónimo de Sousa, dirigentes e deputados do PCP e sindicalistas comunistas.

O País reclama mudança<br>uma verdadeira alternativa

A Casa da Cultura de Beja encheu no domingo, 2, para um comício com a presença de Jerónimo de Sousa. Centenas de pessoas ouviram o Secretário-geral do PCP denunciar a natureza de «exploração e empobrecimento» do Orçamento do Estado para o próximo ano e reafirmar que este Governo «deixa um rasto de destruição e tragédia» no País. O dirigente comunista garantiu que não «estamos condenados à pena perpétua da política única do PS, PSD e CDS/PP», que há alternativa à política de direita, «uma alternativa que o presente e o futuro reclamam e o PCP propõe».

PT ao serviço do povo e do País

O PCP reafirmou na segunda-feira, 3, a urgência da recuperação do controlo público da PT, face aos novos desenvolvimentos na situação da empresa.

Novas respostas<br>para novos desafios

A aquisição da Quinta do Cabo coloca à Festa do Avante! novos desafios a requerem novas e audaciosas respostas. É esta reflexão que se está já a fazer com o envolvimento do colectivo partidário e dos amigos da Festa. 

Por uma vida digna

O PCP promoveu, nos dias 28 e 30 de Outubro, no Porto e em Faro, duas sessões públicas sobre a Segurança Social, que...

Solidariedade comunista

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu Miguel Viegas participou, nos dias 24 e 25, numa reunião regional de partidos comunistas e...

Avançar, olhos nos olhos

A freguesia dos Olivais é uma das mais populosas do concelho de Lisboa; com os seus 34 mil eleitores, tem mais população...

Mais para os privados

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP emitiu uma nota em que analisa a revisão do Caderno de...

Novo CT em Azeitão

O PCP tem, desde a semana passada, um novo Centro de Trabalho no concelho de Setúbal, nomeadamente em Azeitão. A...

Encontro com o MURPI

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, esteve reunida na segunda-feira com a...
Trabalhadores

Ferroviários vão à AR

Na proposta de Orçamento do Estado para 2015 o Governo mantém, afinal, a norma que desde 2013 veio roubar o direito secular ao transporte de trabalhadores no activo e reformados.

Em luta pelas 35 horas

A adesão em Arganil a uma greve que abrange todo o distrito de Coimbra volta a colocar o enfoque na luta dos trabalhadores das autarquias locais contra o aumento do horário de trabalho.

O capital manda mesmo

«O Governo não hesita, antes pelo contrário, em assumir que atende aos interesses dos grupos económicos do sector...
Assembleia da República

Sem resposta para os problemas<br>do povo e do País

O Orçamento do Estado para 2015 foi aprovado na generalidade ao final da manhã de sexta-feira passada, 31, pela maioria PSD/CDS-PP. Escassas horas depois, em frente à AR, o veredicto popular era outro: milhares de manifestantes em protesto afirmavam a sua rejeição a um documento que prossegue a política que afunda o País e empobrece os trabalhadores e o povo.

O campeão da injustiça social

O Secretário-geral do PCP contestou que tenha havido uma «saída limpa» do programa de assistência e sustentou que o rumo de empobrecimento continua a ser a marca forte do OE para 2015.

O agravar das desigualdades

A utilização da política fiscal como «instrumento de agravamento das desigualdades e de empobrecimento dos...

Pecados sem perdão

Intervindo activamente no debate, os deputados comunistas definiram com clareza os pontos negros que, do seu ponto de vista, fazem deste um...

Destruir a Escola Pública

Menos 704 milhões de euros para o Ensino Básico e Secundário em 2015. O que a somar aos 1330 milhões de euros...

«Há, mas são verdes...»

«Amiga das famílias», assim foi papagueada pelo Governo a chamada reforma do IRS, numa tentativa de iludir o brutal aumento...

O alastrar da pobreza

Falando dos impactos das políticas incrementadas pelo Governo, nomeadamente sobre a vida das pessoas – assunto que esteve...

Faltas na Saúde

«O que o Governo tem feito é cortar e desmantelar o SNS», acusou a deputada comunista Carla Cruz, dando como exemplo...

Trabalho a pagar

Uma particular atenção da bancada do PCP mereceu o aumento brutal da carga fiscal em 2013 sobre os rendimentos dos...

Temas incómodos

O deputado António Filipe acusou o chefe do Governo de passar deliberadamente ao lado de temas incómodos como por exemplo a...

O garrote da dívida

Demonstrando o carácter insustentável da dívida pública, o deputado Miguel Tiago lembrou que o Estado em 2010...

Capital ao colo

Trazido para primeiro plano do debate pelos deputados do PCP foi, por outro lado, o contraste entre os brutais sacrifícios impostos aos...

A confissão de Passos

«Se for primeiro-ministro serei congruente com aquilo que defendi – reposição à razão de 20 por cento...
Nacional

Não dar tréguas a este Governo

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) contactou, durante a semana passada, com estudantes açorianos dos vários níveis de ensino e reiterou o seu apoio à sua justa luta contra as medidas e consequências da política governamental para a Educação.

Encontro com o MURPI

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, esteve reunida na segunda-feira com a...
Europa

Espiral de desigualdade

O fosso entre ricos e pobres alarga-se de dia para dia. Apenas 85 dos maiores magnatas possuem uma riqueza igual à que dispõe metade da população do planeta.

Direito ao trabalho!

Cerca de 25 mil pessoas manifestaram-se, dia 1, em Atenas, contra as medidas anti-sociais impostas pelo governo de Antonis Samaras, pelo sexto ano consecutivo de recessão.

Suécia reconhece Palestina

O governo da Suécia reconheceu formalmente, dia 30, por decreto, o Estado da Palestina. A decisão foi qualificada pela ministra...

Abolir a taxa da água

Cerca de uma centena de manifestações teve lugar, dia 1, em várias localidades da Irlanda, em protesto contra a...
Internacional

A chamada «queda do muro de Berlim»

A pretexto da passagem de 25 anos sobre a chamada «queda do muro de Berlim» está a ser levada a cabo uma campanha anticomunista de intoxicação da opinião pública.

EUA e Cuba ganham <br> com troca de presos

O editorial do New York Times deste domingo, 2, insta Obama a negociar a troca de Alan Gross, preso em Cuba há cinco anos por actividades ilegais, pelos três patriotas cubanos presos nos EUA.

Temas

O futuro começou há 97 anos

Cumpre-se amanhã, 7 de Novembro, o 97.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro. Acontecimento maior do século XX e da história da Humanidade, o «assalto do céu» pelos bolcheviques, liderados por Lénine, colocou pela primeira vez e de forma consistente o proletariado no poder e iniciou a construção de uma sociedade nova, sem exploradores nem explorados, a sociedade socialista. O significado histórico da Revolução de Outubro, as conquistas inéditas que alcançou e o impacto que teve na vida dos povos são inapagáveis, independentemente das pesadas derrotas sofridas no final do século passado, cujas consequências os trabalhadores e os povos sentem, hoje, de forma particularmente dramática. As futuras revoluções terão a sua marca.

Uma luta de todos

Este artigo pretende ser um contributo para a análise e caracterização da actual ofensiva contra a Escola Pública, as suas múltiplas dimensões e medidas concretas, as suas consequências e os seus responsáveis. A luta que hoje travamos pela valorização da Escola Pública exige que apelemos a todos os democratas e patriotas para que se juntem ao PCP neste objectivo de defesa do regime democrático.

Argumentos
TVisto

Brutalidades

Nem todos os telespectadores saberão da existência de um canal que é a extensão na TV de um jornal diário, o...
Aconteceu

Recessão atinge crianças

A crise económica arrastou para a pobreza 2,6 milhões de crianças nos países mais ricos do planeta, desde 2008,...

Nova baixa dos nascimentos

O número de nascimentos em Portugal desceu pela primeira vez, em 2013, abaixo dos 83 mil, fixando-se nos 82 787 nados vivos, menos 7054...

SAAL patente em Serralves

O Museu de Serralves, no Porto, inaugurou, dia 31, a exposição «O Processo SAAL: Arquitectura e Participação...

Espionagem de luxo nos EUA

Os vários serviços de informações dos EUA gastaram cerca de 68 mil milhões de dólares (54 mil...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Sábado, 8, e...

A semana em resumo

Frases

“Se eu for primeiro-ministro nessa altura [em 2016] não deixarei de apresentar...