Autarcas exigem acessibilidades
Os presidentes dos municípios do Alentejo Litoral foram recebidos no dia 6 pelo ministro da Economia, Pires de Lima, e pelo secretário de Estado dos Transportes, Infra-estruturas e Comunicações, Sérgio Monteiro. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com as acessibilidades e infra-estruturas, nomeadamente as estradas da sub-região e investimentos para a competitividade.
Na reunião estiveram presentes os cinco presidentes dos municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral: o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAL, Vítor Proença (Alcácer do Sal), António Figueira Mendes (Grândola), José Alberto Guerreiro (Odemira), Álvaro Beijinha (Santiago do Cacém) e Nuno Mascarenhas (Sines).
Relativamente ao IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, os autarcas reiteram que esta é uma via fundamental para a mobilidade na região, que se encontra num estado de elevada degradação, com acidentes graves e frequentes, e alguns deles com vítimas mortais. Sobre esta questão, o ministro garantiu que a beneficiação ocorrerá entre 2015 e 2017, devendo o procedimento concursal ter início ainda em Fevereiro deste ano, muito embora o início do processo não signifique o início das obras.
Sobre o IP8/A26, o membro do Governo transmitiu aos presidentes dos municípios do Alentejo Litoral aquilo que é do conhecimento público há mais de três anos: a conclusão das obras não se verificou até ao momento por dificuldades do consórcio e devido às difíceis negociações dos contratos de subconcessão. No entanto, foi-lhes garantido que existem troços que serão retomados, ainda que cumprindo alguns pressupostos, entre os quais a construção da Plataforma Logística do Poceirão. Sobre esta infraestrutura deverá haver uma decisão no segundo semestre de 2015, assegurou o secretário de Estado.
Nesse sentido, e caso a decisão seja favorável à construção da Plataforma Logística do Poceirão, o troço do IC 33 entre Relvas Verdes e Grândola será beneficiado, estando fora de causa a construção do troço pelo interior, a partir do nó do Roncão.
Ainda sobre o IP8, os presidentes dos municípios de Santiago do Cacém e Sines manifestaram as suas preocupações relativamente à manutenção de sinalética de obra em troços praticamente concluídos, nomeadamente entre as cidades de Vila Nova de Santo André e Sines, onde se tem registado sinistralidade grave devido aos pinos colocados no centro da via, e entre o Terminal XXI e a Barbuda (em Sines).
Ligação ferroviária
Uma outra temática que os autarcas têm acompanhado com especial atenção respeita à ligação ferroviária entre Sines e Elvas. Reiterada a importância desta via ferroviária para o desenvolvimento económico da sub-região, o Governo assegurou que será construída a Linha Sines/Casa Branca e Évora/Elvas, sem que o traçado passe no Poceirão.
Repor informação no IC1/N120
Utentes alertam automobilistas
Para ontem, quarta-feira, estava prevista a colocação dos materiais de informação retirados – ainda não se sabe por quem – na véspera de uma marcha de protesto no IC-1/N 120, troço Alcácer do Sal/Grândola, realizada no ano passado, onde se alertava para o estado crítico da via e se exigia a reparação da mesma.
Esta iniciativa é promovida pela Comissão de Utentes do IC1, que em nota de imprensa condena a inércia do Governo, da concessionária e das Estradas de Portugal, que «tardaram e tardam a agir e continuam a permitir que cada vez mais esta via provoque um crescente número de acidentes, e, por consequência, o crescente número de vítimas mortais».