Assange ouvido em Londres

Ao fim de quatro anos re­fu­giado em Lon­dres, Ju­lian As­sange, fun­dador do Wi­ki­leaks, será fi­nal­mente ou­vido pela Jus­tiça sueca em solo bri­tâ­nico.

O pe­dido da pro­cu­ra­dora Ma­ri­anne Ny foi feito, dia 13, aos ad­vo­gados de As­sange, que sau­daram a de­cisão, es­pe­rando que o in­ter­ro­ga­tório con­duza ao ar­qui­va­mento do caso.

A Jus­tiça sueca, que até aqui exigia a ex­tra­dição do sus­peito, de­cidiu agora vi­ajar para Lon­dres, antes que os quatro de­litos se­xuais que lhe são im­pu­tados pres­crevam no pró­ximo mês de Agosto.

Exi­lado há mais de dois anos na em­bai­xada do Equador, para evitar a ex­tra­dição para a Suécia, As­sange nega as acu­sa­ções de agres­sões a mu­lheres em 2010, con­si­de­rando que tudo não passou de uma ma­nobra que vi­sava a sua en­trega às au­to­ri­dades norte-ame­ri­canas.

As re­ve­la­ções feitas através do Wi­ki­leaks ex­pu­seram aos olhos da opi­nião pú­blica mun­dial vá­rios crimes de guerra das tropas do EUA du­rante a ocu­pação do Iraque.

Pro­cu­rado por ale­gados crimes se­xuais, a Jus­tiça sueca nunca con­se­guiu de­duzir a acu­sação. Face às ir­re­gu­la­ri­dades do pro­cesso, a de­fesa de As­sangue re­correu para o Tri­bunal Su­premo sueco, re­que­rendo a anu­lação da ordem de prisão pre­ven­tiva. A alta ins­tância de­verá pro­nun­ciar-se bre­ve­mente.




Mais artigos de: Europa

Sem justiça social não haverá paz

Mais de dez mil pes­soas ma­ni­fes­taram-se, dia 11, em Bru­xelas, contra a ofen­siva do go­verno contra os sa­lá­rios, os ser­viços pú­blicos, as pres­ta­ções so­ciais e o au­mento de im­postos.  

Escola boa é pública

Mi­lhares de es­tu­dantes saíram à rua, dia 12, em 30 ci­dades de Itália, em pro­testo contra a re­forma edu­ca­tiva que o go­verno de Renzi ape­lidou de «La Buona Scuola» (a boa es­cola).

Islândia retira candidatura à UE

O governo islandês anunciou, dia 12, ter retirado a sua candidatura de adesão à União Europeia. A decisão foi comunicada por carta à Comissão Europeia e num encontro entre o ministro dos Negócios Estrangeiros islandês, Gunnar Bragi Sveinsson, e o seu...

TTIP um segredo bem guardado

Em resposta às exigências de transparência sobre as negociações do tratado de livre comércio com os EUA (TTIP), o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a comissária do Comércio, Cecilia Malmström, prometeram disponibilizar uma parte dos...

30 mil contra reforma Wert

Mais de 30 mil estudantes pronunciaram-se contra a reforma universitária em Espanha, conhecida como «decreto 3+2», aprovado em 30 de Janeiro. No final de um referendo, promovido entre os dias 10 e 12 nas seis universidades públicas da Comunidade de Madrid, 97,61 por cento dos votantes...

A emenda 28...

Há dias, Alexis Tsipras, o primeiro-ministro grego, dizia algo assim: «o BCE ainda tem nas mãos a corda que temos ao pescoço». A afirmação tem um sentido mais imediato, relacionado com as condições de acesso a financiamento por parte...