Actividade parlamentar
João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), participou, no dia 17, em Olhão, num encontro com pescadores, mariscadores e moradores da Ria Formosa. No dia anterior, 16, o deputado comunista foi um dos oradores no debate «A dívida, o euro, a crise: causas e saídas para um Portugal com futuro», que se realizou no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.
Miguel Viegas, também ele deputado do PCP no PE, esteve reunido, no domingo, 19, com a Comissão de Luta contra o caulino de Bonitos-Soure.
Entretanto, na sequência da visita que realizaram aos Açores, no dia 15, João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas, interrogaram a Comissão Europeia (CE) se «está na disposição de implementar medidas adicionais através, sobretudo, do programa europeu de apoio às zonas ultraperiféricas (POSEI), para minorar os efeitos da liberalização do sector do leite». Perguntaram ainda qual a posição da CE relativamente «à criação de um programa POSEI para os transportes» e se pensa «reforçar os mecanismos de ajuda especificamente dirigidas ao transporte e à mobilidade para as regiões ultraperiféricas».
No dia 15, por iniciativa dos deputados do PCP, o filme «A Herança do Silêncio» foi exibido no PE. Seguiu-se um debate em que participaram José Meireles, realizador da película, as deputadas Malin Bjork, do Partido de Esquerda Sueco, e Inês Zuber, do PCP, e Colette Detroy, do Lobby Europeu das Mulheres. Esta iniciativa contou com a participação de auxiliares de educação, professores e alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Lisboa, que foram convidados pelos deputados comunistas.
O filme, que retrata casos de violência entre casais adultos e de controlo em relações de namoro entre jovens, permitiu que fossem abordadas relações em que o controlo se sobrepõe ao amor, de situações de violência no seio da família, a urgência de desmontar estereótipos de masculinidade e feminilidade – seja no ensino, escolha de profissão ou no desporto, entre outros.
Foi unânime o reconhecimento da necessidade de combater este flagelo, desde logo entre a juventude, sendo a Escola, enquanto instituição pública que transmite conhecimento mas também que forja personalidades, um importante instrumento neste combate.