Luta pela paz é desígnio colectivo

«O apro­fun­da­mento da crise do ca­pi­ta­lismo e os pe­rigos de­cor­rentes da ofen­siva ex­plo­ra­dora e agres­siva do im­pe­ri­a­lismo ame­açam os tra­ba­lha­dores e os povos, a so­be­rania e in­de­pen­dência dos países, as li­ber­dades e a paz», lê-se na moção vo­tada fa­vo­ra­vel­mente por todos os par­ti­ci­pantes na AORL, os quais, não es­que­cendo que a luta pela paz é um de­sígnio co­lec­tivo, afir­maram «a ne­ces­si­dade de in­ten­si­ficar a re­sis­tência, a luta e a so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista para com os povos ví­timas da ex­plo­ração ca­pi­ta­lista e da agressão im­pe­ri­a­lista».

Em par­ti­cular com os povos «ucra­niano, ví­tima da guerra e do as­censo do fas­cismo; pa­les­ti­niano, pela sua he­róica luta pelos seus di­reitos na­ci­o­nais; cu­bano, pelo seu exemplo de dig­ni­dade, co­ragem e re­sis­tência e pelas re­centes vi­tó­rias al­can­çadas, no­me­a­da­mente com a li­ber­tação dos pa­tri­otas presos nos EUA; ve­ne­zu­e­lano, que luta contra a in­ge­rência norte-ame­ri­cana, re­a­fir­mando nas ruas o seu apoio à re­vo­lução bo­li­va­riana; do Saara Oci­dental, ví­tima da ocu­pação e re­pressão mar­ro­quina; do Iémen, ví­tima de agressão mi­litar per­pe­trada pela re­ac­ci­o­nária Arábia Sau­dita, com o apoio dos EUA», pre­cisa-se.

Re­forço da so­li­da­ri­e­dade que os de­le­gados da AORL es­ten­deram, ainda, a «todos os os povos que viram os seus es­tados des­mem­brados e des­truídos», casos do Iraque, Afe­ga­nistão ou Líbia, a «todos os povos e países, como acon­tece com a Síria, que são ví­timas do ter­ro­rismo e do ter­ro­rismo de Es­tado», e aos «povos da União Eu­ro­peia, que lutam contra a ex­plo­ração, pelo em­prego, por sa­lá­rios e di­reitos, pelo di­reito a uma vida digna».




Mais artigos de: Em Foco

<font color=0093dd>Consagração e reconhecimento<br>das conquistas da Revolução</font>

As­si­nala-se no sá­bado, 25, o 40.º ani­ver­sário das elei­ções para a As­sem­bleia Cons­ti­tuinte, as pri­meiras re­a­li­zadas após a Re­vo­lução, que con­taram com a par­ti­ci­pação de 91 por cento dos ci­da­dãos re­cen­se­ados. Ao longo de dez meses, dos mais in­tensos da his­tória na­ci­onal, os de­pu­tados cons­ti­tuintes con­sa­graram em lei fun­da­mental o es­sen­cial das imensas trans­for­ma­ções po­lí­ticas, eco­nó­micas, so­ciais e cul­tu­rais que as massas po­pu­lares e os sec­tores pro­gres­sistas das Forças Ar­madas pro­ta­go­ni­zavam nas fá­bricas, nos campos, nas es­colas e nas ruas do País. Muitas dessas trans­for­ma­ções e con­quistas con­ti­nuam hoje ins­critas na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica, apesar das sete re­vi­sões que a am­pu­taram de as­pectos es­sen­ciais. E per­ma­necem bem vivas no co­ração do povo, que as de­fende.

Crescer e avançar <br> com a luta de massas

Mais de 650 de­le­gados par­ti­ci­param na VIII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP (AORL). Du­rante todo o dia de sá­bado, 18, no Fórum Lisboa, de­ba­teram e apro­varam as li­nhas de ori­en­tação que vão guiar a in­ter­venção po­lí­tica co­lec­tiva no dis­trito, ele­geram a nova di­recção re­gi­onal e ma­ni­fes­taram de­ter­mi­nação em re­forçar o Par­tido e apro­fundar a sua li­gação às massas e à luta, con­di­ções es­sen­ciais para avançar na cons­trução da al­ter­na­tiva.

 

Desafios ao nosso alcance

«Aqui esteve em análise a evolução da realidade política, económica, social e cultural deste distrito nos últimos quatro anos, mas igualmente a perspectiva do trabalho que temos pela frente, as tarefas e os combates que temos que travar,...

Independência e uma Festa melhor

Em último lugar na arrumação da Resolução Política, mas entre as prioridades de trabalho, os meios financeiros que asseguram a independência política e ideológica do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores,...

Todos à rua a 6 de Junho

No decorrer da AORL, foi proposto e aprovado por unanimidade e aclamação um texto sobre a «Marcha Nacional – A Força do Povo», iniciativa convocada pela CDU que será «uma poderosa afirmação de massas demonstrativa da força e disponibilidade para a...