Unidade contra privatizações

Hoje, quinta-feira, 14, os tra­ba­lha­dores da Carris estão em greve, em pro­testo contra a sub­con­cessão da em­presa. O Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores de Trans­portes Ro­do­viá­rios e Ur­banos de Por­tugal, da Fec­trans/​CGTP-IN, que con­vocou a pa­ra­li­sação, pro­move também, às 7.30 horas, uma marcha de tra­ba­lha­dores das em­presas do grupo (Carris, Car­risTur e Car­risbus) entre a Es­tação de Santo Amaro e a As­sem­bleia da Re­pú­blica, com início às 7.30 horas.

No dia 11, no Porto, a greve dos tra­ba­lha­dores da So­ci­e­dade de Trans­portes Co­lec­tivos do Porto (STCP), que se pro­longou até às 2 horas de terça-feira, em de­fesa do ca­rácter pú­blico da em­presa e pela con­tra­tação de mais mo­to­ristas, re­gistou uma adesão de 100 por cento.

Amanhã, 15, o Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário e a Co­missão de Tra­ba­lha­dores da EMEF pro­movem no Bar­reiro, no Parque Ca­ta­rina Eu­fémia, às 9.30 horas, uma Tri­buna Pú­blica junto ao Mer­cado 1.º de Maio, ini­ci­a­tiva que será an­te­ce­dida por um des­file, às 9 horas, com a pre­sença do Se­cre­tário-geral da CGTP-IN. An­te­ontem, Ar­ménio Carlos par­ti­cipou num ple­nário dos tra­ba­lha­dores das ofi­cinas da EMEF no En­tron­ca­mento.
Estas ac­ções, de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação dos tra­ba­lha­dores em de­fesa do pa­tri­mónio na­ci­onal e pela ga­rantia da qua­li­dade e se­gu­rança do equi­pa­mento fer­ro­viário as­se­gu­rado pela EMEF, con­fluem para a marcha contra as pri­va­ti­za­ções de em­presas de trans­portes de dia 21 (ver pág. 21).

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Banco do capital

Ao de­fender novos ata­ques le­gis­la­tivos a di­reitos fun­da­men­tais dos tra­ba­lha­dores, o Banco de Por­tugal re­flecte os in­te­resses dos grandes grupos eco­nó­micos e age como «lebre» da po­lí­tica de di­reita.

Marchar para travar o crime

Mais de três de­zenas de or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas de tra­ba­lha­dores e de utentes apelam à re­a­li­zação de uma marcha contra as pri­va­ti­za­ções de em­presas de trans­portes, no dia 21, em Lisboa.

Rejeitados cortes na TSU

A CGTP-IN «não aceita a re­dução das re­ceitas pró­prias da Se­gu­rança So­cial con­tri­bu­tiva e con­si­dera que os go­vernos não podem a livre ar­bí­trio mexer nas con­tri­bui­ções so­ciais».

Cambridge com resistência

A greve de pro­fes­sores de ou­tras dis­ci­plinas ao ser­viço de vi­gi­lância da prova es­crita do exame PET, no dia 6, somou-se ao pro­testo dos do­centes de In­glês e o pró­prio MEC mos­trou que os efeitos da re­sis­tência fazem-se sentir.

Marcada greve na Petrogal

Por direitos e melhor distribuição da riqueza, está convocada a greve decidida nos plenários de finais de Abril, nas refinarias da Petrogal e outros locais de trabalho. O pré-aviso foi entregue na semana passada pela Fiequimetal/CGTP-IN (Federação Intersindical das...

Alarme em Portimão

Dos 28 profissionais de saúde do Hospital de Portimão que tiveram contacto não protegido com um utente com tuberculose activa, em Setembro de 2014, ficaram infectados cinco enfermeiros e dois assistentes operacionais. A informação foi avançada anteontem, Dia Internacional do...

INE mostra mais desemprego

Os números divulgados pelo INE no dia 6, relativos aos primeiros três meses de 2015, «mostram um aumento do desemprego e uma queda do emprego pelo segundo trimestre consecutivo, o que revela que, ao contrário do que o Governo vem apregoando, a economia continua a não gerar emprego e a...

Municipalização suscita rejeição e alerta

Manifestar «intransigente oposição à municipalização/descentralização que este ou outros governos pretendam concretizar e que tenha por objectivo a subversão dos princípios constitucionais fundamentais que devem orientar as funções...

EPE na Suíça

Os professores do Ensino Português no Estrangeiro vão fazer greve na Suíça, no dia 23, exigindo a reposição do nível salarial, que sofreu perdas estimadas em 20 por cento, devido à decisão de cotar a moeda helvética em paridade com o euro. A luta foi...