Couço festejou Reforma Agrária

Os 40 anos da Re­forma Agrária foram ce­le­brados na vila do Couço, no dia 30, sá­bado, por ini­ci­a­tiva da União dos Sin­di­catos de San­tarém, com o apoio da Junta de Fre­guesia local.
Nas co­me­mo­ra­ções par­ti­cipou o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN, Ar­ménio Carlos, acom­pa­nhado por De­o­linda Ma­chado e Luís Leitão, mem­bros da Co­missão Exe­cu­tiva. Uma pri­meira ho­me­nagem teve lugar, ao fim da manhã, junto ao Mo­nu­mento ao Povo do Couço, onde Rui Al­deano, co­or­de­nador da US San­tarém, fez uma breve in­ter­venção e evocou al­guns dos prin­ci­pais di­na­mi­za­dores da «mais bela con­quista do 25 de Abril» na re­gião.
Em ma­ni­fes­tação, os par­ti­ci­pantes na ini­ci­a­tiva des­fi­laram de­pois até à Casa do Povo, para um al­moço co­me­mo­ra­tivo, a que com­pa­receu também An­tónio Fi­lipe, de­pu­tado do PCP eleito no dis­trito. Entre as quase duas cen­tenas de pes­soas que en­cheram o salão es­ti­veram muitos tra­ba­lha­dores agrí­colas que fi­zeram parte de co­o­pe­ra­tivas e uni­dades co­lec­tivas de pro­dução (UCP), cons­ti­tuídas a partir de Fe­ve­reiro de 1975.
O «co­zido à moda do Couço» foi pre­pa­rado por ac­ti­vistas sin­di­cais da fre­guesia, en­quanto di­ri­gentes, de­le­gados e fun­ci­o­ná­rios sin­di­cais as­se­gu­raram o apoio às mesas.

Ar­ménio Carlos in­ter­veio no final do al­moço.
A fe­char, ac­tuou o AJA Festa, grupo mu­sical do Nú­cleo de San­tarém da As­so­ci­ação José Afonso.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais força em meses decisivos

O pe­ríodo de fé­rias apro­xima-se, tal como o fim do man­dato e a der­rota elei­toral dos par­tidos do Go­verno, mas este vai manter o ataque, exi­gindo res­posta firme e opor­tuna por parte dos tra­ba­lha­dores e da CGTP-IN.

Impedir o desastre das privatizações

Or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores (ORT) dos trans­portes con­vo­caram uma nova jor­nada de pro­testo contra as pri­va­ti­za­ções no sector im­postas pelo Go­verno.

Votos contra municipalização

Foram ins­ta­ladas 2075 mesas de voto pelos sin­di­catos da Pla­ta­forma, para que os pro­fes­sores possam, através do voto, pro­nun­ciar-se sobre a mu­ni­ci­pa­li­zação da edu­cação.

Enfermeiros em greve

A greve de hoje e amanhã, para exigir res­postas do Go­verno às rei­vin­di­ca­ções dos en­fer­meiros, de­fende a me­lhoria dos cui­dados de en­fer­magem, a par da va­lo­ri­zação da pro­fissão.

Denúncia e resistência <br>contra ataques patronais

No dia 28 de Maio, o patrão da Transucatas pediu e obteve ajuda da GNR, ao tentar evitar acção sindical no Parque Ecológico industrial de Paio Pires. Na denúncia pública, feita pelo SITE Sul esta segunda-feira, refere-se que um dirigente do sindicato...

Em greve

Por aumentos salariais, pela reposição do valor do subsídio de alimentação cortado ao pessoal das lavandarias e resíduos, e para que seja desbloqueada a negociação do Acordo de Empresa, os trabalhadores da SUCH (Serviços de...

Protesto na inauguração

Trabalhadores da EMEF e reformados do sector ferroviário acompanharam com protestos contra a privatização da empresa e contra a política do Governo a visita ao Entroncamento do secretário de Estado dos Transportes, no dia 18 de Maio, para a...

De fora

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu a suspensão do processo legislativo sobre a organização dos serviços das entidades intermunicipais e o estatuto do respectivo pessoal dirigente, para que o Governo cumpra o que lhe é imposto pela...

Congresso em Portalegre

O 9.º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano realizou-se no sábado, dia 30, em Portalegre, sob o lema «Organizar, agir, lutar, construir o futuro».Os delegados, em representação dos sindicatos que integram a estrutura distrital da CGTP-IN, analisaram a...