Venezuela

A nor­ma­li­zação de re­la­ções com os EUA foi o tema prin­cipal do en­contro de alto nível man­tido entre a mi­nistra dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros bo­li­va­riana Delcy Ro­drí­guez, o pre­si­dente da As­sem­bleia Na­ci­onal ve­ne­zu­e­lana Di­os­dado Ca­bello e uma de­le­gação norte-ame­ri­cana che­fiada pelo con­se­lheiro do De­par­ta­mento de Es­tado Thomas Shannon. A reu­nião de­correu sá­bado, 13, no Haiti, sob os aus­pí­cios do pre­si­dente do país, Mi­chel Mar­telly.

Em nota di­vul­gada no do­mingo, 14, pela Agência Ve­ne­zu­e­lana de No­tí­cias, o go­verno de Ca­racas su­bli­nhou que «o en­contro re­a­lizou-se dentro do pro­cesso de apro­xi­mação bi­la­teral vi­sando a nor­ma­li­zação das re­la­ções di­plo­má­ticas, no quadro do res­peito da le­gis­lação in­ter­na­ci­onal, a so­be­rania e a au­to­de­ter­mi­nação dos povos».

O re­pre­sen­tante norte-ame­ri­cano já tinha es­tado na ca­pital ve­ne­zu­e­lana em Abril, tendo reu­nido com o pre­si­dente Ni­colás Ma­duro e ou­tros di­ri­gentes do país. Estas di­li­gên­cias ocor­reram de­pois de Ba­rack Obama ter as­si­nado um de­creto no qual qua­li­fi­cava a nação sul-ame­ri­cana como uma ameaça ex­tra­or­di­nária à se­gu­rança dos EUA, no âm­bito da ofen­siva que levou à sus­pensão, em 2010, das res­pec­tivas re­pre­sen­ta­ções di­plo­má­ticas. A in­tensa cam­panha mun­dial de re­púdio da po­lí­tica de Washington e de apoio à Ve­ne­zuela obrigou os EUA a re­cuar.



Mais artigos de: Breves Internacional

Iémen

A UNESCO condenou o bombardeamento da cidade velha de Sanaa, capital do Iémen, que na sexta-feira, 12, destruiu parte do edificado património mundial da humanidade, e vitimou pelo menos cinco pessoas. A Arábia Saudita ainda tentou negar a autoria da operação alegando ter-se tratado da...