PCP visitou Feira Nacional da Agricultura

Romper com a destruição

Uma de­le­gação do PCP – com­posta por João Frazão e Oc­távio Au­gusto, da Co­missão Po­lí­tica; Agos­tinho Lopes, do Co­mité Cen­tral; An­tónio Fi­lipe, igual­mente do CC e de­pu­tado e ainda João Ramos, também de­pu­tado – vi­sitou, no dia 10, a Feira Na­ci­onal da Agri­cul­tura, em San­tarém, onde teve opor­tu­ni­dade de con­tactar agri­cul­tores e ou­tros agentes do sector. Em de­cla­ra­ções aos jor­na­listas, João Frazão lem­brou que al­guns exem­plos de su­cesso, que são de saudar, não iludem os re­sul­tados de uma po­lí­tica agrí­cola que, nos úl­timos quatro anos, des­truiu mi­lhares de pe­quenas ex­plo­ra­ções, criou novas e mai­ores di­fi­cul­dades à pe­quena e média agri­cul­tura e di­rigiu todos os apoios para o grande agro-ne­gócio.

O di­ri­gente do Par­tido cri­ticou ainda as al­te­ra­ções efec­tu­adas na Lei dos Bal­dios que visam fa­ci­litar a en­trega a pri­vados de pa­tri­mónio que desde há muito per­tence aos com­partes. A des­truição da Casa do Douro, com a sua en­trega – re­cen­te­mente de­ci­dida mas ainda não con­cre­ti­zada – às casas ex­por­ta­doras e do co­mércio, ou a mais re­cente por­taria que re­gu­la­menta a cri­ação dos Agru­pa­mentos de Pro­du­tores, que cria mais di­fi­cul­dades ao livre as­so­ci­a­ti­vismo dos pe­quenos agri­cul­tores, re­ti­rando-lhes apoios, foram ou­tras das crí­ticas efec­tu­adas pelos co­mu­nistas.

A de­le­gação do Par­tido re­a­firmou, na oca­sião, a ur­gência de uma outra po­lí­tica agrí­cola, só pos­sível de con­cre­tizar rom­pendo com as op­ções cen­trais dos úl­timos 38 anos e com os di­tames da Po­lí­tica Agrí­cola Comum, que PS, PSD e CDS sempre de­fen­deram e subs­cre­veram.




Mais artigos de: PCP

Portugal está mais pobre<br>e mais dependente

O que emerge da re­a­li­dade que vi­vemos 30 anos de­pois do Tra­tado de Adesão à CEE/​UE é a to­mada de cons­ci­ência de que o rumo im­posto a Por­tugal e à Eu­ropa não é uma ine­vi­ta­bi­li­dade – diz o PCP em de­cla­ração di­vul­gada em con­fe­rência de im­prensa por Ângelo Alves, da Co­missão Po­lí­tica, no dia 12, e que se trans­creve na ín­tegra.

Atraso prejudicial e injustificado

O PCP con­si­dera «ina­cei­tável» o facto de, a poucas se­manas do final da le­gis­la­tura, es­tarem ainda por aprovar os es­ta­tutos dos ma­gis­trados.

Ouvir, reflectir, propor

O PCP con­tinua a re­co­lher con­tri­butos para o seu pro­grama elei­toral, que será apre­sen­tado no pró­ximo dia 7 de Julho. Na úl­tima se­mana, re­a­li­zaram-se duas au­di­ções te­má­ticas.