Organização de Ovar do PCP realizou assembleia

Crescer e avançar

Na as­sem­bleia que re­a­li­zaram re­cen­te­mente, os co­mu­nistas do con­celho de Ovar apro­varam as li­nhas de acção para os pró­ximos anos e ele­geram uma nova di­recção.

Tal como no resto do País, o PCP cresceu no con­celho de Ovar

Image 18461

Re­a­li­zada no dia 20, a 11.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Ovar do PCP ficou desde logo mar­cada pela boa par­ti­ci­pação dos mi­li­tantes, que pros­se­guiram nesse dia a cons­trução co­lec­tiva das ori­en­ta­ções do Par­tido, ini­ciada na fase pre­pa­ra­tória. Co­ro­ando este pro­cesso, foi apro­vada por una­ni­mi­dade a Re­so­lução Po­lí­tica, que faz uma aná­lise da si­tu­ação po­lí­tica, so­cial e eco­nó­mica do con­celho, avalia a ac­ti­vi­dade re­cente da or­ga­ni­zação par­ti­dária, sin­te­tiza as me­didas ten­dentes ao re­forço do Par­tido e de­fine as grandes li­nhas de in­ter­venção para o fu­turo.

No de­correr da as­sem­bleia, que contou com a pre­sença de Tiago Vi­eira, do Co­mité Cen­tral, foi apre­sen­tado aos mi­li­tantes o ba­lanço da ac­ti­vi­dade de­sen­vol­vida pelo Par­tido desde a an­te­rior as­sem­bleia, re­a­li­zada em Ou­tubro de 2012. Neste pe­ríodo, en­traram novos mi­li­tantes para o Par­tido, na sua mai­oria jo­vens, e a or­ga­ni­zação par­ti­dária des­do­brou-se num vasto con­junto de ini­ci­a­tivas: da de­núncia pú­blica de in­jus­tiças à to­mada de po­sição sobre as­suntos de in­te­resse local e na­ci­onal pas­sando pela par­ti­ci­pação ac­tiva em muitas e va­ri­adas lutas, sempre ao lado dos tra­ba­lha­dores e do povo. Entre estas, foram des­ta­cadas as mo­bi­li­za­ções em de­fesa do Hos­pital de Ovar e da agri­cul­tura na Ma­rinha, contra o en­cer­ra­mento da Es­cola Oli­veira Lopes, a mu­ni­ci­pa­li­zação da edu­cação ou a pri­va­ti­zação de ser­viços pú­blicos.

Cons­truir a al­ter­na­tiva

No que res­peita às pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas, a as­sem­bleia re­a­firmou o pro­pó­sito dos co­mu­nistas de Ovar em con­tri­buir, no quadro da CDU, para a afir­mação da al­ter­na­tiva po­lí­tica, pa­trió­tica e de es­querda, que ponha fim a quase quatro dé­cadas de po­lí­tica de di­reita, in­ten­si­fi­cada nos úl­timos quatro pelo Go­verno PSD/​CDS. Os co­mu­nistas ga­rantem que as po­lí­ticas do exe­cu­tivo li­de­rado por Pedro Passos Co­elho re­sul­taram no au­mento da dí­vida pú­blica e na re­cessão eco­nó­mica, na venda ao des­ba­rato de em­presas pú­blicas ren­tá­veis e no brutal au­mento de im­postos sobre tra­ba­lha­dores, re­for­mados, pen­si­o­nistas e micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios.

Assim, os por­tu­gueses – e em par­ti­cular os ova­renses – têm visto cada vez mais di­fi­cul­tado o acesso à saúde e aos trans­portes pú­blicos e de­gra­dado o ser­viço de re­colha de lixo e for­ne­ci­mento de água. Certos de que tal rumo re­pre­senta um «inad­mis­sível re­tro­cesso ci­vi­li­za­ci­onal», os co­mu­nistas de Ovar su­bli­nharam a ne­ces­si­dade de romper com ele, lem­brando ainda que uma po­lí­tica ver­da­dei­ra­mente al­ter­na­tiva – como a que o PCP propõe – não pode ser sub­ser­vi­ente aos in­te­resses do grande ca­pital.

A as­sem­bleia va­lo­rizou a re­a­li­zação da Marcha «A Força do Povo», su­bli­nhando que a mo­bi­li­zação ve­ri­fi­cada per­mite à co­li­gação PCP-PEV (que a pro­moveu) en­carar com ele­vado op­ti­mismo as pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas. No caso do dis­trito de Aveiro, é tempo de ter uma voz que efec­ti­va­mente o re­pre­sente e de­fenda. A eleição do pri­meiro can­di­dato da CDU pelo dis­trito, Mi­guel Vi­egas, é o ob­jec­tivo prin­cipal. 




Mais artigos de: PCP

Governo não fez tudo o que podia

Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, emitida no dia 26, os deputados comunistas revelam o conteúdo da resposta da Comissão Europeia a uma pergunta por si formulada que, garantem, «revela o que já se suspeitava: o Governo português não utilizou todos os instrumentos aos seu dispor...

Vitória das corticeiras

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP saudou, no dia 24 de Junho, a vitória alcançada pelas trabalhadoras corticeiras na sua longa luta pela igualdade salarial com os homens. O PCP destaca o «longo processo de denúncia e luta desenvolvido pelas organizações...

PCP recebeu APD e APAV

O PCP recebeu, no dia 25, uma delegação da Associação Portuguesa de Deficientes, de quem recebeu um conjunto de propostas na área da deficiência. Na ocasião, a delegação do Partido (composta por Fernanda Mateus, da Comissão...