Editorial

DAR MAIS FORÇA À CDU

As decisões anunciadas pela Cimeira do Euro sobre a Grécia continuam a marcar o debate político em Portugal em torno das...
Opinião
Actual

Wrestling – pragas e pecados

O debate parlamentar do «estado da Nação» decorreu este ano num quadro pré-eleitoral, em que PS e PSD/CDS,...
Actual

E a Europa dos povos...

A situação que se desenvolve no seio da UE e do euro, com o aprofundamento da sua crise e com as diferentes expressões...
Actual

Com ideias destas...

Passos Coelho proferiu finalmente a frase que o imortalizará. Foi na segunda-feira, 13, após a maratona europeia de domingo que...
A talhe de foice

Nefelibatas

Pires de Lima, o empresário cervejeiro que anda em pose-de-Estado desde que recebeu o penacho de ministro da Economia, disse o...
PCP

Algumas lições da matéria dada

O acompanhamento da recente evolução da situação na União Europeia e, nomeadamente, do processo em torno da Grécia, merece atenção, pelos importantes elementos de análise que contém e que, aliás, confirmam teses do PCP sobre a natureza, carácter e objectivos do processo de integração capitalista europeu.

Crónica Internacional

Prisão de povos

Os acontecimentos dos últimos dias mostram à saciedade que a UE/Euro é incompatível com a democracia, a...
Em Foco

Coragem, firmeza, dedicação

Assinala-se no domingo, 19, o centenário do nascimento de Virgínia Moura, abnegada resistente antifascista e destacada militante comunista. Integrou diversas estruturas legais e semilegais da oposição democrática, o que lhe valeu perseguições constantes, 16 passagens pelas prisões do fascismo, torturas e maus tratos. Pela coragem e determinação que sempre revelou, granjeou a admiração dos que com ela privaram: Teixeira de Pascoaes falava de uma «força da natureza» e Ferreira de Castro de «uma das mais corajosas mulheres de Portugal, que muito tem sofrido por amor ao povo». Areosa Feio, que com ela participou na direcção do Movimento Nacional Democrático, destacava a «mulher combatente, sempre presente em todas as frentes de luta».

Legislativas

Uma força <br>em que se pode confiar

Depois de anunciados os primeiros candidatos pelos círculos eleitorais de todo o País, estão agora a ser apresentadas publicamente as listas completas da Coligação PCP-PEV, força política que está pronta a assumir todas as responsabilidades que o povo decida atribuir-lhe na construção de uma alternativa patriótica e de esquerda e no governo do País, para concretizar uma nova política ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Projecto alternativo <br>de mudança

Centenas de pessoas participaram, quinta-feira, 9, no Largo Padre Chiquito, na primeira sessão pública com o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém.

Construir um grande resultado eleitoral

Os Bombeiros Novos de Aveiro acolheram no dia 10 um jantar-comício da CDU que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. Miguel Viegas encabeça a lista por aquele distrito.

Mais votos e deputados

A Praça do Sertório acolheu na quinta-feira, 9, uma sessão pública de apresentação da lista de candidatos da CDU pelo distrito de Évora às eleições para a Assembleia da República.

Breves

Sessões de esclarecimentoA CDU está a promover uma serie de sessões de esclarecimento com a...

Apoiamos a CDU

Aguinaldo Cabral – médico Álvaro Guimarães Dias –...
PCP

Mártires da luta antifascista

O PCP assinalou recentemente os aniversários dos assassinatos de dois destacados militantes comunistas, Alfredo Dinis e Ferreira Soares, pelas forças repressivas do fascismo.

Um por cento para a cultura

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, visitou anteontem à tarde o Teatro...

PCP recebeu Provar

O PCP recebeu, na segunda-feira, 13, uma delegação da Provar, associação criada no ano...
Trabalhadores

Luta reforçada pela esfera pública

A luta contra as privatizações e a defesa dos postos de trabalho e da contratação colectiva presidiram a várias acções realizadas nos últimos dias pelos trabalhadores dos transportes. Hoje, ferroviários no activo e reformados concentram-se em Lisboa.

Mantém-se a luta <br>pela Escola Pública

Ao cabo de três dias de debate nas reuniões dos seus órgãos, a Fenprof fez um balanço de final de ano e de legislatura. Mário Nogueira afirmou a necessidade de «alterar a política em curso» e que, para tal, há uma condição absolutamente necessária: mudar de governo».

Basta de exploração <br>e empobrecimento

O Governo PSD/CDS vai tentar aproveitar a última votação da legislatura, no dia 22, para aprovar novas medidas anti-laborais e anti-sociais. A CGTP-IN convocou uma concentração para dizer «basta» à política de exploração e empobrecimento.

Manifesto pelo desenvolvimento

«Pelo desenvolvimento, pelo trabalho com direitos, por uma vida digna», a União dos Sindicatos de Castelo Branco...
Assembleia da República

«Não roubarão a esperança<br>numa vida melhor»

Leituras díspares quanto à situação do País e ao seu futuro e quanto à avaliação da acção do Governo e da sua política estiveram em confronto no derradeiro debate do estado da Nação da Legislatura.

Venha o diabo e escolha

As imagens bíblicas entraram no debate e serviram de arma de arremesso na troca de argumentos entre PS e...

Garrote da dívida

A ideia de que os sacrifícios pedidos aos trabalhadores e ao povo serviria para pagar as dívidas - e...

A reter

«Os portugueses não esquecem que, à semelhança de anteriores governos, este Governo PSD/CDS quis poupar à...

Trabalho ímpar do PCP

Os números são avassaladores: 105 apreciações parlamentares, 432 projectos de lei, 472 projectos de...
Nacional

Reforçar a JCP<br>e a luta organizada

Na reunião que realizou no dia 4, a Direcção Nacional da JCP apontou as principais linhas de orientação para o futuro próximo: reforçar a organização e a luta da juventude são objectivos centrais.

Falsa «opção»

«Prostituição. Opção ou exploração?» foi o tema do debate promovido pela Comissão...
Europa

Acordo sob chantagem

O conselho de chefes de Estado e de Governo dos 19 países da zona euro terminou, já na manhã de segunda-feira, 13, com o anúncio de um «acordo unânime» sobre a Grécia.

Grilhão dos povos

«Dívidas periféricas: causas, consequências e soluções» foi o tema de um debate no Parlamento Europeu, que reuniu especialistas de vários continentes.

PE aprova TTIP

Os grupos maioritários do Parlamento Europeu (direita e social-democracia) aprovaram, dia 8, a continuação das...

A UE da crueldade

Num período em que se torna cada vez mais evidente que da UE não vem nem solidariedade nem...
Internacional

Acordo assinado em Viena

O Irão e o Grupo 5+1 (as potências com assento permanente no Conselho de Segurança mais a Alemanha) assinaram um acordo sobre o programa nuclear iraniano, anteontem, 14, em Viena.

Cooperação avança

Convergência de pontos de vista e o desejo de intervir mais activamente nas questões de interesse global marcam as conclusões da 7.ª cimeira dos BRICS, realizada dia 9, em Ufá, na Rússia.

Temas

A luta em defesa da liberdade<br>e da democracia

O derrube do regime fascista – ditadura terrorista dos monopólios (associados ao imperialismo) e dos latifundiários – fez-se exactamente como o PCP preconizara e defendera: pela via do levantamento nacional, no caso concreto, o levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), imediatamente seguido de um levantamento popular.

Argumentos
História

Acta de Helsínquia

  Para nós, um Estado é fortegraças à consciência das massas.É...
TVisto

Os bons, os maus e os outros

Foi um, mais um, debate acerca da chamada «Crise Grega» já quando declinava o passado fim-de-semana. Então ainda...
Memória
Festa do Avante!

Aqui o desporto é mesmo para todos

Milhares de atletas e dezenas de modalidades preenchem uma vez mais, este ano, o intenso programa desportivo da Festa do Avante!. Após meses marcados pela realização de torneios, eliminatórias e outras iniciativas de promoção da Festa, a Quinta da Atalaia concretizará, no primeiro fim-de-semana de Setembro, o direito de todos ao desporto, independentemente de idade, sexo e origem social, como a Constituição da República consagra.  

Aconteceu

Três décadas de declínio

O nível de vida dos portugueses recuou, em 2013, para valores de 1990, ficando 25 por cento abaixo da média europeia, revela o...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções para uma...

A semana em resumo

Frases

“Parceiros não podem ser credores e cobrar juros por auxílios em...