PCP prossegue encontros

O PCP re­cebeu, se­gunda-feira, 17, na sede do Par­tido, a Fe­de­ração dos Sin­di­catos do Sector das Pescas. Vasco Car­doso, da Co­missão Po­lí­tica, que com José Teles, do Co­mité Cen­tral, in­te­grou a de­le­gação do PCP, re­velou que no centro da con­versa es­teve o «es­go­ta­mento da pos­si­bi­li­dade da pesca da sar­dinha».

Vasco Car­doso acusou o Go­verno por­tu­guês de não ter in­ter­vido para sal­va­guardar os in­te­resses na­ci­o­nais, no­me­a­da­mente ao aceitar a in­ter­dição para o resto do ano, «com todas as con­sequên­cias que isso tem para os pes­ca­dores, a in­dús­tria con­ser­veira e a nossa eco­nomia», e in­sistiu, por isso, na ur­gência de serem en­con­trados «me­ca­nismos de com­pen­sação» para os tra­ba­lha­dores (cerca de 2000 em quase 150 em­bar­ca­ções), atin­gidos por uma abrupta perda de ren­di­mentos, mas «so­bre­tudo na ne­ces­si­dade de serem re­e­xa­mi­nadas as pos­si­bi­li­dades de cap­tura ainda no de­correr de 2015».

O di­ri­gente co­mu­nista sa­li­entou ainda a con­tra­dição entre a re­a­li­dade de um sector «em risco de inac­ti­vi­dade», e «os dis­cursos sobre a eco­nomia do mar e os si­nais de re­cu­pe­ração».

Cul­tura e Edu­cação

Antes, no dia 13, também no CT So­eiro Pe­reira Gomes, uma de­le­gação do PCP com­posta por Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica, Mi­guel So­ares, do CC, e Ana Mes­quita da Di­recção do Sector In­te­lec­tual da ORL, re­cebeu o Di­rector Ar­tís­tico da Con­tem­po­ra­neus as­so­ci­ação para a pro­moção da arte con­tem­po­rânea – Fran­cisco Serôdio.

No En­contro, re­a­li­zado a pe­dido da Con­tem­po­ra­neus, foram tra­tadas ques­tões re­la­ci­o­nadas com o úl­timo con­curso da DGARTES, no­me­a­da­mente a falta de trans­pa­rência no pro­cesso e a in­su­fi­ci­ência das verbas a atri­buir, num claro des­res­peito por quem pro­cura levar a cul­tura ao in­te­rior do País, como é o caso desta as­so­ci­ação.

Da parte do PCP foi as­se­gu­rado a con­ti­nui­dade da luta pela ga­rantia de acesso ge­ne­ra­li­zado, em todo o ter­ri­tório na­ci­onal, à ex­pe­ri­ência da cri­ação e fruição cul­tural e ar­tís­tica, dando es­pe­cial re­le­vância à com­po­nente do acesso às formas, meios e ins­tru­mentos de cri­ação, bem como à va­lo­ri­zação do tra­balho das es­tru­turas pro­fis­si­o­nais, do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e po­pular, dos tra­ba­lha­dores e cri­a­dores de cul­tura.

Já no dia 4 de Agosto, foi re­ce­bida a Pla­ta­forma do Mo­vi­mento As­so­ci­a­tivo Aca­dé­mico. A de­le­gação do PCP, com­posta por Jorge Pires, Rita Rato, de­pu­tada do PCP, e Cátia La­peiro, da Co­missão Po­lí­tica da JCP, deu a co­nhecer al­guns dos as­pectos mais re­le­vantes do Pro­grama Elei­toral do Par­tido para a área do En­sino Su­pe­rior e da Ci­ência, tendo a Pla­ta­forma trans­mi­tido, por seu lado, os as­pectos es­sen­ciais do do­cu­mento «O Pro­grama de Go­verno do Mo­vi­mento As­so­ci­a­tivo Es­tu­dantil para a XIII Le­gis­la­tura». A mesma de­le­gação re­cebeu, a 7 de Agosto, a Fe­de­ração Aca­dé­mica do Porto, que veio en­tregar a sua Moção Global 2015.

 



Mais artigos de: PCP

Migalhas não mitigam ruína

O PCP con­si­dera que o cres­ci­mento da eco­nomia por­tu­guesa con­tinua a ser muito in­su­fi­ci­ente para re­cu­perar da brutal des­truição cau­sada pelo pacto de agressão im­posto pelas troikas, que veio agravar a po­lí­tica de di­reita tor­nando ainda mais ur­gente a rup­tura.

Terra de paz rejeita a guerra

O PCP apela aos tra­ba­lha­dores e à po­pu­lação do dis­trito de Se­túbal para que re­pu­diem com re­do­brada ve­e­mência a re­a­li­zação do exer­cício da NATO, que de­cor­rerá ao largo da pe­nín­sula entre 3 de Ou­tubro e 6 de No­vembro.

Parque Álvaro Cunhal

Foi inaugurado no dia 8 de Agosto, em Baleizão, concelho de Beja, o Parque Urbano Álvaro Cunhal. Na sua intervenção, João Rocha, presidente da Câmara Municipal, expressou a satisfação da autarquia por atribuir ao destacado dirigente...

Divulgação da Festa do Avante!

A par da intervenção política, no quadro da qual se intensifica a campanha de contacto directo e de massas do PCP-PEV, as organizações do Partido estão a realizar dezenas de acções de divulgação da Festa do Avante!. É o caso das levadas a cabo...

Levar a Festa ao Cabo

A Comissão Concelhia de Évora promoveu, no passado dia 24 de Julho, no Monte Alentejano, em Évora, um jantar de angariação de fundos para a compra da Quinta do Cabo. Mais de uma centena de pessoas, entre militantes e amigos do PCP e da Festa do Avante!, participaram na iniciativa,...

Uma Festa sem preconceitos

Enquanto inúmeros festivais e acontecimentos culturais por todo o País têm merecido grande destaque mediático, a Festa do Avante! aproxima-se rapidamente sem que a sua presença nos órgãos de comunicação social corresponda minimamente à sua...