Universidade Nova

Financiamento insuficiente

O PCP quer saber se o Go­verno já trans­feriu para a Fa­cul­dade de Ci­ên­cias e Tec­no­logia da Uni­ver­si­dade de Lisboa (FCT) as verbas com que se com­pro­meteu. Em questão en­de­re­çada ao Exe­cu­tivo PSD/​CDS, os de­pu­tados Paula Santos, Fran­cisco Lopes e Bruno Dias pre­tendem também que o ga­bi­nete de Passos/​Portas avalie a do­tação atri­buída à FCT, sendo evi­dente que o or­ça­men­tado pela tu­tela «só cobre 80 por cento das des­pesas com pes­soal», tendo a ins­ti­tuição que usar verbas pro­ve­ni­entes das pro­pinas para des­pesas cor­rentes.

Em nota à co­mu­ni­cação so­cial, o ga­bi­nete de im­prensa da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do PCP (DORS) lembra que o re­curso ao di­nheiro das pro­pinas des­mente o que vem sendo re­pe­tido por su­ces­sivos go­vernos quanto ao uso da­queles mon­tantes para me­lhoria da qua­li­dade do en­sino. A DORS re­corda igual­mente que há «in­ves­ti­mentos que é ne­ces­sário re­a­lizar na FCT e são adi­ados, como por exemplo a ma­nu­tenção e con­ser­vação das suas ins­ta­la­ções, porque o fi­nan­ci­a­mento é exíguo». Neste âm­bito, per­guntam ao Go­verno se «já au­to­rizou a trans­fe­rência do saldo de 2014 para 2015, o qual per­mite a re­a­li­zação da em­prei­tada de re­qua­li­fi­cação da can­tina».

 



Mais artigos de: Breves PCP

Exige-se explicações

A deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga, Carla Cruz, questionou o Governo sobre o adiamento de cirurgias de ortopedia, no passado dia 6 de Agosto, por falta de médicos anestesistas no Hospital de Braga; qual a avaliação que o executivo faz do tempo de espera para cirurgia naquela unidade,...