Prossegue a ronda de Encontros

Ouvir e esclarecer

O PCP con­tinua a re­ceber, a pe­dido destas, na sede na­ci­onal, es­tru­turas po­lí­ticas, so­ciais, pro­fis­si­o­nais e sec­to­riais. (nas fotos, de cima, para baixo)

An­te­ontem, foi a vez do Con­selho Na­ci­onal de Ju­ven­tude, junto do qual a de­le­gação do Par­tido, com­posta por Paulo Rai­mundo, da Co­missão Po­lí­tica, Cátia La­peiro, do Co­mité Cen­tral, e Rita Rato, de­pu­tada do PCP à As­sem­bleia da Re­pú­blica, re­a­firmou as três ques­tões que hoje se co­locam para re­solver os pro­blemas da ju­ven­tude: a cri­ação de em­prego e o com­bate à pre­ca­ri­e­dade, a de­fesa da es­cola pú­blica e a pro­moção da par­ti­ci­pação ju­venil como vector cen­tral do de­sen­vol­vi­mento do País.

Na se­gunda-feira, 31, Vla­di­miro Vale, da Co­missão Po­lí­tica, e Ana Lou­rido, do Co­mité Cen­tral, reu­niram com a As­so­ci­ação GEOTA, tendo re­a­fir­mado as pro­postas que constam do Pro­grama Elei­toral, no­me­a­da­mente as re­la­tivas à de­fesa da água pú­blica, da ma­nu­tenção na es­fera do Es­tado da re­colha dos re­sí­duos, do papel do Es­tado na dis­tri­buição e pro­dução de energia. Ma­ni­fes­tadas foram, também, as pre­o­cu­pa­ções do PCP com a cres­cente mer­can­ti­li­zação das ques­tões am­bi­en­tais, par­ti­cu­lar­mente usando como pre­texto as al­te­ra­ções cli­má­ticas.

Já na sexta-feira, 28, Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica, e Paula Santos, de­pu­tada do PCP, en­con­traram-se com uma de­le­gação da As­so­ci­ação Por­tu­guesa de me­di­ca­mentos Ge­né­ricos e Bi­os­si­mi­lares (APOGEN), tendo sido abor­dadas ma­té­rias re­la­ci­o­nadas com a venda dos me­di­ca­mentos ge­né­ricos em Por­tugal e a ne­ces­si­dade de ser dado um novo in­cre­mento à sua venda. Da parte do Par­tido, foi dada a co­nhecer a pro­posta elei­toral de au­mento da venda de ge­né­ricos para 40 por cento em valor, o que per­mi­tirá uma pou­pança subs­tan­cial para o Es­tado e para os utentes.

Antes, quarta-feira, 29 de Agosto, Jorge Pires e Paula Santos reu­niram com a As­so­ci­ação Na­ci­onal das Uni­dades de Saúde Fa­miliar, cujo pre­si­dente e de­mais mem­bros da di­recção pre­sentes apre­sen­taram as con­clu­sões do seu VII En­contro Na­ci­onal. O PCP, por seu lado, rei­terou al­guns as­pectos do Pro­grama Elei­toral que dizem res­peito aos cui­dados de saúde pri­má­rios, no­me­a­da­mente quanto ao ne­ces­sário au­mento do nú­mero de mé­dicos e en­fer­meiros de fa­mília.

 



Mais artigos de: PCP

Drama com responsáveis

O drama hu­mano do mo­vi­mento de re­fu­gi­ados e imi­grantes é in­dis­so­ciável «do ca­rácter de­su­mano, ex­plo­rador e agres­sivo do sis­tema do­mi­nante – o ca­pi­ta­lismo –, e tem causas e res­pon­sá­veis», afirma o PCP.


Compromisso com o povo

Os ve­re­a­dores da Câ­mara Mu­ni­cipal da Ma­rinha Grande (CMMG) eleitos nas listas da CDU de­vol­veram os pe­louros que lhes ha­viam sido atri­buídos. Em causa está a falta de con­di­ções de tra­balho no seio do exe­cu­tivo ca­ma­rário.


Faleceu Albano Lima

Faleceu na quarta-feira, 26 de Agosto, com 79 anos, por motivo de doença, o camarada Albano Lima, militante do PCP desde meados da década de sessenta e que durante muitos anos fez parte do quadro de jornalistas do Avante!, tendo participado na edição do primeiro número legal,...

Novo número <br> de O Militante

A edição de Setembro/Outubro de O Militante já está disponível. Num momento marcado pelas eleições legislativas do próximo dia 4 de Outubro, a revista faz capa com «a grande opção» que está em causa: «continuidade e...

Novo estatuto da PSP não chega

O PCP considera que a aprovação, dia 27, pelo Conselho de Ministros, dos Estatutos para os profissionais da PSP, culminando «um processo conturbado, gerador de mal-estar e conflitualidade», não apaga «o sentimento de desânimo, descontentamento e desmotivação...

As mentiras de um comentador

António Costa é jornalista, ex-director do Diário Económico e comentador de assuntos económicos nas rádios e na televisão. Nesta condição e perante um tema da máxima actualidade política e económica como...