Os 40 anos da vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano foram evocados domingo, 6, pelas 15h00, no Café-Concerto de Lisboa. No acto de comemoração coube a Albano Nunes, do Secretariado do Comité Central, sublinhar a importância da iniciativa, «simples mas carregada de simbolismo».
Daquele acontecimento histórico triunfante emergem grandes figuras revolucionárias, o esforço e determinação de um povo heróico, o exemplo do poder da unidade e do patriotismo associados à solidariedade do movimento comunista internacional. Os monstruosos crimes levados a cabo pelos EUA contra o povo do Vietname confirmam, por outro lado, que o capitalismo é capaz de tudo para defender os seus interesses, permanecendo esta como outra lição a reter da luta emancipadora vietnamita, a par do estímulo que o exemplo heróico do povo do Vietname constitui para as batalhas que hoje travamos contra o imperialismo, referiu Albano Nunes.
O Editor-chefe do Órgão Central do Partido Comunista do Vietname, pela sua parte, salientou que na base da vitória vietnamita esteve a visão estratégica clarividente da direcção do PCV. Manifestando-se agradecido aos comunistas portugueses pela solidariedade e fraternidade sempre demonstradas para com a acção e objectivos do povo do Vietname, Le Quoch Khanh destacou ainda o papel do PCP na luta pelo progresso e a emancipação social e nacional num contexto mundial complexo.