Gerardo Hernández esteve na Festa do Avante! e a sua presença teve forte impacto. Como aliás não podia deixar de ser, tratando-se de um dos Cinco patriotas cubanos presos nos EUA e devolvido à liberdade pela força da luta e da solidariedade. Muitos dos que estiveram no sábado à noite no recinto do Palco Solidariedade do Espaço Internacional identificaram-se, por isso, com as palavras de Ilda Figueiredo, presidente da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, para quem aquele momento era «um sonho tornado realidade».
O momento alto da iniciativa de solidariedade com Cuba Socialista, de exigência do fim do bloqueio norte-americano e de comemoração da libertação dos Cinco, foram as palavras dirigidas por Gerardo Hernández aos presentes. Emocionado, o herói cubano agradeceu a todos os que contribuíram para a sua libertação e dos demais camaradas, em especial a José Casanova, director do Avante! à época, que não assistiu à concretização de um objectivo pelo qual tanto se bateu e para o qual ganhou tantas consciências.
Gerardo Hernández agradeceu ainda em especial ao Avante! e ao PCP pelo papel de divulgação e persistência na exigência da libertação dos Cinco, bem como a todos os activistas que em quaisquer condições distribuíram panfletos, fizeram concentrações e protestos. Resistiram sempre sem outro propósito que não a reclamação de justiça e a afirmação da dignidade, tal como fizeram e fazem o povo de cuba e os seus dirigentes, permitindo aos Cinco «sobreviver todos os dias» no cárcere, insistiu. Sobreviver com a esperança da vitória, com a reforçada certeza de que «vale a pena lutar» e manter «a firmeza de princípios e ideais», afirmou.
«O imperialismo queria cinco traidores. Não conseguiu», realçou Gerardo Hernández. Os povos resgataram Cinco heróis que são exemplo no combate pelo fim da exploração do homem pelo homem, concluímos.