Congresso do PC Alemão

De­correu nos dias 14 e 15 de No­vembro, em Frank­furt, o 21.º Con­gresso do Par­tido Co­mu­nista Alemão (PCA). Os cerca de 170 de­le­gados pre­sentes apro­varam o texto da re­so­lução cen­tral apre­sen­tada ao con­gresso e ele­geram os mem­bros da nova di­recção par­ti­dária. Pa­trick Ko­bele foi re­con­du­zido no cargo de pre­si­dente do PCA, par­tido cons­ti­tuído em 1969 na RFA, após a ile­ga­li­zação do his­tó­rico Par­tido Co­mu­nista da Ale­manha, em 1956.

O Con­gresso aprovou ainda par­ti­ci­pação do PCA nas pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas alemãs, a re­a­lizar no Ou­tono de 2017, e de­cidiu a re­a­li­zação da Festa do jornal Un­sere Zeit, no pró­ximo Verão (a úl­tima teve lugar em 2014).

Entre ou­tras ques­tões, a reu­nião magna dos co­mu­nistas ger­mâ­nicos de­bateu em par­ti­cular a na­tu­reza e iden­ti­dade ide­o­ló­gica do PCA, a uni­dade in­terna do Par­tido e a sua in­ter­venção nos sin­di­catos e or­ga­ni­za­ções de massas, no­me­a­da­mente, no mo­vi­mento da paz alemão. Grande atenção me­receu também a ac­tual si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e os pe­rigos da guerra e do fas­cismo co­lo­cados no quadro de apro­fun­da­mento da crise do ca­pi­ta­lismo, tendo sido va­lo­ri­zada e ex­pressa a ne­ces­si­dade de for­ta­le­ci­mento da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista.

Mar­caram pre­sença em Frank­furt de­le­ga­ções de 28 par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios e forças pro­gres­sistas. O PCP es­teve re­pre­sen­tado por Luís Ca­ra­pinha, da Secção In­ter­na­ci­onal.



Mais artigos de: Internacional

Putin e Assad responsabilizam <br>potências ocidentais

Os pre­si­dentes da Rússia e da Síria co­lo­caram o «dedo na fe­rida» ao acu­sarem as po­tên­cias oci­den­tais de serem cúm­plices das atro­ci­dades do au­to­pro­cla­mado Es­tado Is­lâ­mico.


Pelo salário mínimo

Mi­lhares de tra­ba­lha­dores norte-ame­ri­canos re­cla­maram, dia 10, com ini­ci­a­tivas em cen­tenas de ci­dades, o es­ta­be­le­ci­mento de um sa­lário mí­nimo de 15 dó­lares por hora.


Palestina acusa <br>cúmplices de Israel

«Lamentavelmente, a comunidade internacional continua a ser parceira na morte das esperanças dos palestinianos, ao facultar à potência ocupante [Israel] a cobertura diplomática de que precisa para continuar os seus crimes», afirmou o secretário-geral da...

Venezuela <br>à beira de eleições

No contexto de uma feroz guerra económica que se traduz em açambarcamento ou desaparição de produtos essenciais (1), inflação artificial vertiginosa de preços (2), a Venezuela aproxima-se rapidamente do dia 6 de Dezembro (6D), naquela que...