Editorial

TEMPO DE LUTAR

Após um longo período de recusa em cumprir a Constituição, o Presidente da República decidiu finalmente...
Opinião
Actual

Agarrado ao passado

João Salgueiro, um dos eleitos da bem escrutinada escolha da elite económica que Cavaco Silva quis coleccionar para lhe dizerem...
Actual

Macacada

Passos Coelho, ar compungido, garantiu numa entrevista à RTP que ninguém martelou os números da devolução...
Actual

Electrochoques

Portugal, como muitos outros países, tem uma instrutiva experiência do que significa a diplomacia dos EUA: ingerência...
Crónica Internacional

Síria

A decisão da Federação Russa de apoiar militarmente a Síria, face à brutal agressão executada por...
A talhe de foice

A balançar

Há que fazer balanços sobre esta gente que, do poleiro nacional a que ascenderam conjunturalmente, fizeram o País recuar...
PCP

Um PCP mais forte para a luta

Mais de 39 anos de política de direita, agravados pelo processo de integração capitalista da União Europeia, pelos PEC e pelo pacto de agressão, impuseram um caminho contrário aos valores de Abril com expressão no processo de encerramento de serviços públicos, nas privatizações, nos cortes nos salários, nas pensões e nos apoios sociais, na destruição da nossa produção e na efectiva promoção do desemprego e do trabalho sem direitos, na cada vez mais injusta distribuição do rendimento, na alienação de importantes parcelas da nossa soberania.

Em Foco

Está aberta uma nova fase<br>na vida política nacional

«Está aberta uma nova fase na vida política nacional susceptível de responder a muitos dos problemas mais imediatos dos trabalhadores e do povo português» – palavras de Jerónimo de Sousa, na declaração feita ontem na Assembleia da República, na sequência da indigitação de António Costa como primeiro-ministro, e que a seguir se transcreve na íntegra:

Valorizar a vitória<br>prosseguir a luta

Com os resultados das eleições legislativas de 4 de Outubro – em que relevam, entre outros aspectos, a derrota e a perda da maioria absoluta da coligação PSD/CDS e o avanço eleitoral da CDU – criou-se uma diferente arrumação das forças político-partidárias na Assembleia da República que permite interromper a destruidora política de quatro anos de governo PSD/CDS e dar resposta a urgentes problemas dos trabalhadores e do povo.

Presidenciais

Candidatura indispensável <br/>para os trabalhadores

Edgar Silva reafirmou, no dia 19, o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores num encontro em que os seus representantes valorizaram a candidatura e fizeram um retrato de diversos sectores de actividade, fortemente atingidos pela política de direita.

Criar mundos de igualdade

No dia 20, Edgar Silva visitou as instalações da Lisnave, na Mitrena, contactou com os trabalhadores à porta da Visteon, em Palmela, e participou em duas sessões públicas: no Seixal e na Baixa da Banheira.

Conhecer as aspirações <br/>das populações

As potencialidades produtivas do Algarve, o ambiente, as opções urbanísticas e de desenvolvimento, a pobreza, o desemprego e a exclusão social foram alguns dos temas abordados por Edgar Silva nos contactos que estabeleceu, no dia 18, com populações e instituições de vários concelhos algarvios.

Aproveitar os recursos do País

Na segunda-feira, 23, Edgar Silva participou, no Porto, num encontro com intelectuais e artistas; seguiu-se um jantar em Matosinhos, onde defendeu a aposta na produção nacional e uma distribuição mais justa da riqueza.

PCP

Respeitar a Constituição

Até se decidir, na terça-feira, pela indigitação de António Costa como primeiro-ministro, o Presidente da...

Um Partido como nenhum outro

O Secretário-geral do Partido esteve no sábado em Espinho a inaugurar o novo Centro de Trabalho e a participar num almoço que contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Trabalhadores

Sábado de Luta

A CGTP-IN manteve a concentração convocada para Lisboa, no próximo sábado, dia 28, e defendeu mesmo que «há razões acrescidas para a mobilização», depois de ser conhecida anteontem a decisão do Presidente da República quanto à indigitação de António Costa para formar Governo.

Luta defende TAP pública

Os trabalhadores da TAP e as suas organizações representativas condenaram a ilegítima concretização da venda e afirmaram a determinação de continuar a luta pela defesa da empresa pública.

A burla dos feriados

Os promotores do acordo na Concertação que abriu as portas à Lei 23/2012 vieram agora reconhecer que a eliminação de quatro feriados não deu os ganhos de produtividade com que a medida foi justificada.

Jornada dia 24

Anteontem, dia 24, a CGTP-IN levou a cabo uma acção nacional de esclarecimento e...

CP Carga deve ser pública

«Reverter é o caminho», reafirmou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, após uma...

Um AE de provocação

«Só pode ser entendida como provocação» a proposta de acordo de empresa para a Soflusa e a Transtejo, que...

Greve na Unicer

A greve na Unicer, de uma hora por turno, durante toda a semana passada, contra o encerramento da unidade fabril...
Assembleia da República

Cumpra-se a Constituição<br>da República!

O PCP reprova a actuação de Cavaco Silva na actual situação política, responsabilizando-o pela criação de uma «crise artificial», e rejeitou as soluções de Governo de iniciativa presidencial ou Governo em gestão.

Repor a livre decisão da mulher

O Parlamento aprovou sexta-feira passada, 20, os projectos de lei do PS, PCP, PEV e BE que revogam o autêntico golpe legislativo do PSD e CDS-PP consubstanciado nas alterações por si aprovadas à lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG), já ao cair do pano da legislatura anterior.

Garantir direitos<br>dos consumidores

Submetido à apreciação do plenário no dia 18, baixou à comissão parlamentar competente por um período de 30 dias o projecto de lei do PCP que visa limitar a oneração imposta pelas operadoras de comunicações electrónicas aos utentes que pretendem denunciar o contrato no período de fidelização.

Encenação mal amanhada

Dois projectos de resolução de PSD e CDS-PP – um, sobre os compromissos europeus; outro, sobre as...

Condenação e pesar

A Assembleia da República aprovou, dia 18, por unanimidade, um voto de condenação pelos atentados terroristas de Paris e...

A pesada herança do PSD/CDS

Os deputados apreciaram na passada semana uma petição subscrita por mais de quatro mil cidadãos sobre o problema da...
Nacional

A união faz a diferença

Sob o lema «É urgente: condições para estudar», os estudantes do Ensino Superior vão manifestar-se hoje, 26, em vários pontos do País, contra os cortes no financiamento e na Acção Social.

Dar força e confiança à luta

Numa carta aberta à Assembleia da República, o Movimento Democrático de Mulheres afirma a «urgência de medidas para repor direitos e melhorar as condições de vida das mulheres».

Setúbal <br>embandeira Desporto

Setúbal recebeu no dia 18, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a bandeira oficial de Cidade Europeia do Desporto 2016, juntamente com as outras 32 localidades europeias nomeadas pela ACES Europe, como capitais, cidades ou regiões dedicadas ao desporto.

Europa

Vidas ao abandono

As Nações Unidas e a Organização Internacional para a Migrações denunciam as condições insuportáveis em que se encontram milhares de refugiados nos Balcãs ocidentais.

Inverter as políticas

O plenário do PE aprovou, dia 24, o relatório da deputada do PCP, Inês Zuber, que apela ao combate às desigualdades sociais e em particular à pobreza infantil.

Internacional

Mais um tiro à paz na Síria

O derrube de um avião militar russo pela Turquia, anteontem, avolumou o clima belicista na Síria, palco de uma guerra em que a acção do imperialismo é cada vez mais indisfarçável.

JCP marcou presença

A Juventude Comunista Portuguesa participou na 19.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), realizada de 9 a 13 de Novembro em Havana, acolhida pela União de Jovens Comunistas de Cuba.

Temas

O golpe contra-revolucionário<br>do 25 de Novembro

Desde as primeiras horas do 25 de Abril, à medida que o processo revolucionário avançava, levantaram-se forças saudosistas que, pelos mais diversos meios – sabotagens, campanhas de calúnias e intrigas, boicotes, conspiração, golpes – procuraram a «révanche» fascista. A seguir ao golpe do 11 de Março, reagindo ao impetuoso avanço antimonopolista da Revolução com o aprofundamento das suas conquistas e procurando paralisar o processo de descolonização já em marcha, a reacção desencadeou uma ofensiva de grandes proporções, que ganhou novo alento após as eleições para a Assembleia Constituinte (25 de Abril de 1975) com o confronto e a ruptura entre o processo eleitoral e a dinâmica revolucionária.

Argumentos
TVisto

A brigada da intriga

Ao longo de muitos dias, o senhor Presidente da República recebeu diversas figuras mais ou menos públicas, todas ou quase...
História

A solidariedade é mais urgente

No dia 2 de Dezembro de 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovava uma resolução estabelecendo a...
Memória
Aconteceu

China viaja a alta velocidade

Um comboio de alta velocidade chinês atingiu, dia 18, a velocidade de 385 quilómetros por hora, durante um teste efectuado na...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Luta e...

A semana em resumo

Frases

“A instabilidade política em torno da criação do próximo...