Editorial

LUTAR PELA MUDANÇA

Com a apresentação e discussão do seu programa na Assembleia da República e a derrota da moção de...
Opinião
Actual

Cretinismo reaccionário

Vasco Pulido Valente é o nome artístico de Correia Guedes, escrevinhador do «Público», ex-secretário...
Actual

Almofadinhas

Perante a constatação insofismável de que os «cofres cheios» afinal foram praticamente esvaziados nos...
Actual

10 de Dezembro de 1976

Há 39 anos exactos, neste dia 10 de Dezembro, a Assembleia Geral da ONU aprovou o texto-base da Convenção sobre...
A talhe de foice

Uma realidade

Num acossamento, a direita reunida no PSD e no CDS barafusta do canto onde se acantonou e denuncia-se, enquanto fala, como descontrolada...
PCP

Aspectos da luta de classes

No quadro da sanha anticomunista que por estes dias fez sair das moitas onde estavam acocorados muitos «democratas» encartados, houve os que, assumindo o seu papel de sempre de defesa dos interesses de classe que representam, fizeram agora às claras o que andam a fazer há décadas num estilo mais polido de meias palavras e subentendidos.

Crónica Internacional

A vigésima eleição

A direita comemora o triunfo nas eleições legislativas de 6 de Dezembro na Venezuela. O Presidente Maduro e o Grande Pólo...
Em Foco

Avança a luta pelos salários

Na Administração Pública, no sector eléctrico e na banca, as estruturas sindicais apresentaram propostas de actualização salarial que concretizam e dão força às posições definidas pela CGTP-IN para 2016. A luta dos trabalhadores será determinante para alcançar os objectivos.

Presidenciais

Direitos constitucionais

O candidato comunista à Presidência da República participou, no dia 3, em duas iniciativas em Almada: um almoço com dirigentes e activistas associativos e uma sessão sobre cultura.

Afirmar as potencialidades <br/>do Interior

A candidatura de Edgar Silva dedicou a tarde de segunda-feira, 7, a diversas iniciativas no distrito de Évora. No sábado, o candidato participou em encontros na Guarda e na Covilhã.

Nós apoiamos

Alfredo MaiaJornalista António GraçaMédico Armando SerrãoPresidente da...
PCP

PCP não abdica do seu projecto<br>e identidade

Jerónimo de Sousa esteve no fim-de-semana em Évora, Rio Maior e Azambuja a participar em iniciativas do Partido que tiveram como lema «Luta e Confiança por um Portugal com futuro».

Luta e confiança

Jerónimo de Sousa participou anteontem num almoço com militantes e simpatizantes do Partido em Campo Maior onde reafirmou que o PCP nunca deixará de ser o que é.

A exaltante vida<br>de Gabriel Pedro

Realizou-se no dia 5, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco, em Alcochete, a sessão de apresentação do livro «Acontecimentos Vividos», da autoria de Gabriel Pedro e com organização de Jaime Serra.

Não às portagens

O PCP reagiu, no dia 5, às notícias divulgadas nesses mesmo dia quanto à intenção da IP –...

Faleceu Vítor Castro

Faleceu Vítor Castro, até há bem pouco tempo membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia do Barreiro e...
Trabalhadores

A «onda» desfeita

A suspensão das greves parciais no Metropolitano de Lisboa, decidida pelos trabalhadores maquinistas em plenário esta segunda-feira, veio demonstrar que «há uma opção ao conflito», comentou a Fectrans/CGTP-IN.

Prioridades da Fenprof

Com base nas «12 medidas para concretização imediata» e na resolução aprovada na sua anterior...

Fórum Ferroviário

O Salão do Clube Ferroviário (Rua de Santa Apolónia, n.º 59, Lisboa) acolhe, no dia 17, às 10 horas, o...
Assembleia da República

Tempos de grande exigência<br>e de confiança

Uma semana depois de tomar posse, o Governo do PS liderado por António Costa assumiu, faz hoje oito dias, a plenitude de funções, após ver o seu Programa apreciado pela Assembleia da República, de acordo com a Constituição.

Devolver rendimentos, efectivar direitos

PSD e CDS não quiseram em bom rigor discutir o Programa do Governo. A esse debate – aquele que verdadeiramente interessa aos portugueses – procuraram esgueirar-se, fixando-se na questão de «legitimidade» do Governo PS.

Respostas a problemas e anseios

Referenciadas positivamente por Jerónimo de Sousa foram as propostas, acolhidas no Programa do Governo, destinadas a responder a...

Os «buracos» dos bancos

LUSA O PCP quer ver garantido que nenhum trabalhador ou pensionista venha a ser chamado de novo a pagar...

Tributação justa

Uma política fiscal mais justa e adequada, que, «articulada com a dimensão orçamental,...

Valorizar a I&D

LUSA Depois da irresponsável política de desinvestimento em I&D levada a cabo no consulado de...
Nacional

A maior minoria do mundo

De acordo com a ONU, dez por cento da população mundial vive com uma deficiência. Em Portugal estima-se que exista um milhão de pessoas nessa situação.

Repor direitos

O novo Governo e a maioria que o suporta na Assembleia da República devem corrigir a situação da Casa do Douro, repondo a sua legitimidade democrática, defende a AVIDOURO.

Colóquio no Seixal

«A crise dos refugiados – causas e consequências» vai estar em debate amanhã, 11, às 21 horas, no...

Cultura

O Manifesto em Defesa da Cultura celebra no sábado, 12, às 19 horas, na Casa da Comarca de Arganil (Rua da Fé, Lisboa),...
Europa

Lutar pelos direitos sociais

Dezenas de milhares de trabalhadores manifestaram-se em dezenas de cidades da Grécia, durante a jornada de greve geral de dia 3, contra as políticas de austeridade.

Agressão imperialista

Os parlamentos da Alemanha e do Reino Unido aprovaram na semana passada acções militares em território Sírio, a pretexto da ameaça terrorista.

FN canaliza descontentamento

A Frente Nacional (FN) foi a força mais votada na primeira volta das eleições regionais, realizadas no domingo, 6, em...

Dinamarca distancia-se

Os dinamarqueses rejeitaram em referendo, dia 3, a adopção de um conjunto de normas sobre política interna de...
Internacional

A luta continua

O Grande Pólo Patriótico (GPP) perdeu as legislativas venezuelanas realizadas domingo, 6. O PCP «apela à solidariedade com os povos e as forças progressistas e revolucionárias venezuelanas e de toda a América Latina».

EUA financiam <br>colonização da Palestina

A ocupação definitiva de territórios palestinianos por parte de comunidades judaicas está a ser suportada por fundos norte-americanos livres de impostos e dedutíveis, revela o diário israelita Haaretz.

Alerta anti-golpe no Brasil

Partidos e organizações sociais, sindicatos e personalidades de vários quadrantes mobilizam-se em defesa da democracia...
Temas

Recta final até ao Cabo

A cerca de seis meses do final da Campanha Nacional de Fundos lançada pelo PCP para a aquisição da Quinta do Cabo, o balanço é já de um extraordinário êxito político do grande colectivo que é o PCP. Importa, porém, concretizar os objectivos financeiros definidos e redefinidos, a par da preparação da 40.ª Festa do Avante!, que se realizará em Setembro de 2016 integrando o novo terreno, necessariamente com algumas novidades.

Recuperar o controlo público<br>para garantir o desenvolvimento<br>e a independência

A alienação pelos governos dos sectores estratégicos integra-se na ofensiva mais geral do capital transnacional contra a soberania dos estados, visando a apropriação dos seus recursos, a exploração e o empobrecimento dos povos. Travar e inverter este processo é pois uma condição indispensável para garantir o progresso económico e social, como assinalou Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do PCP, no encerramento do debate «Sectores estratégicos, mercado comum e soberania nacional – um olhar desde o sector dos transportes».

Argumentos
TVisto

A mobilização geral

As vozes da indignação soaram por todo o País, os votos da rejeição foram maioria, e na Assembleia da...
Memória
Aconteceu

Novo livro de Domingos Lobo

«Largo da Mutamba» é título do livro de contos de Domingos Lobo, recentemente dado à estampa pela Nova Vega...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP      Luta e...

A semana em resumo

Frases

“Eu é que negociei com o PCP mas vocês é que ficaram com a...