Solidariedade comunista
No dia 17 de Dezembro, uma delegação do PCP esteve junto dos trabalhadores da Soares da Costa, que se concentraram para exigir o pagamento dos salários em atraso e do subsídio de Natal. Esta foi, também, a primeira acção pública dos trabalhadores após ter sido tornada pública a intenção da empresa de despedir meio milhar de trabalhadores. A delegação do PCP que manifestou a sua solidariedade a estes trabalhadores era composta pelos membros da Direcção da Organização Regional do Porto Diana Couto e Gonçalo Oliveira, este último igualmente membro do Comité Central.
Já no dia 13, a deputada Diana Ferreira e os membros da DORP e do CC Gonçalo Oliveira e Ilda Figueiredo estiveram na unidade de Leça do Balio da Unicer afirmando o apoio dos comunistas à luta dos trabalhadores da empresa contra o encerramento da fábrica de Santarém e os despedimentos já anunciados e em defesa dos postos de trabalho e dos direitos.
Nos seus Estatutos, o PCP assume-se como «Partido político e vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores». No dia-a-dia, cumpre esse papel sendo presença constante nos combates que diariamente se travam nas empresas contra a exploração e pelo direito ao trabalho com direitos e salários dignos – apelando, organizando e dando sentido à luta de classes. Nas instituições, assume-se como porta-voz dos trabalhadores e das camadas não monopolistas do povo.