Brasil
A polícia reprimiu a manifestação juvenil que sexta-feira, 8, reuniu milhares em São Paulo contra o aumento dos preços dos transportes públicos e pela consolidação e aprofundamento de benefícios para estudantes. Protestos semelhantes decorreram de forma pacífica no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A violência desencadeada contra a iniciativa realizada na principal artéria paulista está a ser muito criticada pelas organizações estudantis e juvenis, que recusam qualquer justificação para a acção da Polícia Militar (PM) paulista (governo de direita) e insistem que não vão desistir de lutar por tarifas adequadas aos rendimentos e interesses dos jovens e dos trabalhadores nos transportes urbanos e suburbanos de passageiros.
Entretanto, uma equipa dos Jornalistas Livres que se encontrava a cobrir a manifestação em São Paulo divulgou imagens das autoridades a deter e interrogar quatro estudantes, na sequência do que um dos agentes colocou material supostamente explosivo na mochila de Matheus Machado Xavier, de 19 anos, alegado activista do Movimento Passe Livre, preso e acusado de transportar os referidos artefactos.