Brasil

A po­lícia re­primiu a ma­ni­fes­tação ju­venil que sexta-feira, 8, reuniu mi­lhares em São Paulo contra o au­mento dos preços dos trans­portes pú­blicos e pela con­so­li­dação e apro­fun­da­mento de be­ne­fí­cios para es­tu­dantes. Pro­testos se­me­lhantes de­cor­reram de forma pa­cí­fica no Rio de Ja­neiro e Belo Ho­ri­zonte.
A vi­o­lência de­sen­ca­deada contra a ini­ci­a­tiva re­a­li­zada na prin­cipal ar­téria pau­lista está a ser muito cri­ti­cada pelas or­ga­ni­za­ções es­tu­dantis e ju­venis, que re­cusam qual­quer jus­ti­fi­cação para a acção da Po­lícia Mi­litar (PM) pau­lista (go­verno de di­reita) e in­sistem que não vão de­sistir de lutar por ta­rifas ade­quadas aos ren­di­mentos e in­te­resses dos jo­vens e dos tra­ba­lha­dores nos trans­portes ur­banos e su­bur­banos de pas­sa­geiros.

En­tre­tanto, uma equipa dos Jor­na­listas Li­vres que se en­con­trava a co­brir a ma­ni­fes­tação em São Paulo di­vulgou ima­gens das au­to­ri­dades a deter e in­ter­rogar quatro es­tu­dantes, na sequência do que um dos agentes co­locou ma­te­rial su­pos­ta­mente ex­plo­sivo na mo­chila de Matheus Ma­chado Xa­vier, de 19 anos, ale­gado ac­ti­vista do Mo­vi­mento Passe Livre, preso e acu­sado de trans­portar os re­fe­ridos ar­te­factos.



Mais artigos de: Breves Internacional

Israel

O incêndio nos escritórios de Jerusalém da B'Tselem tem origem criminosa, suspeita a polícia israelita que, domingo, 10, foi chamada ao local para investigar o incidente. O fogo deflagrou nesse mesmo dia e destruiu parcialmente as instalações da organização...