Defender os interesses dos torrejanos

Na reu­nião or­di­nária pú­blica da Câ­mara Mu­ni­cipal de Torres Novas (CMTN), de dia 2 de Fe­ve­reiro, a ve­re­a­dora da CDU, Fi­lipa Ro­dri­gues, su­bli­nhou a «ma­ni­festa di­fi­cul­dade» que as juntas de fre­gue­sias do con­celho en­frentam na con­cre­ti­zação dos seus pro­jectos, o que em grande parte se fica a dever aos «in­justos acordos de exe­cução que a CMTN propôs aos seus pre­si­dentes»: as «verbas trans­fe­ridas são in­su­fi­ci­entes para a boa exe­cução das com­pe­tên­cias de­le­gadas, os meios lo­gís­ticos di­fi­cil­mente apa­recem e os re­cursos hu­manos são ine­xis­tentes», disse.

Sobre o Centro Es­colar da Serra d'Aire, a ve­re­a­dora su­bli­nhou que o nú­mero de au­xi­li­ares de edu­cação é re­du­zido (nove para 149 alunos) – si­tu­ação «pre­o­cu­pante» que, sendo da com­pe­tência do mu­ni­cípio, é «trans­versal» a todas as es­colas do con­celho e para qual a CDU já apre­sentou pro­postas de so­lução.

Fi­lipa Ro­dri­gues chamou também a atenção para a ur­gência da re­a­ber­tura do corta-fogo do Vale da Serra, na Fre­guesia do Pe­drógão, por forma a torná-lo eficaz em caso de in­cêndio, bem como para a si­tu­ação de aban­dono em que se en­contra o edi­fício do Centro de In­ter­pre­tação da Gruta do Al­monda (CIGA). A ve­re­a­dora co­mu­nista acusou a CMTN de ter criado a ac­tual si­tu­ação, na me­dida em que a So­ci­e­dade Tor­re­jana de Es­pe­le­o­logia e Ar­que­o­logia, que tomou a ini­ci­a­tiva de cons­trução do es­paço, ficou agora sem acesso a ele.

Ou­tros pontos abor­dados foram: a ne­ces­si­dade de uma reu­nião ur­gente com vista à re­so­lução dos pro­blemas do es­tá­bulo do Casal João Dias; as obras de pa­vi­men­tação do Vale da Serra, que a CMTN se com­pro­meteu a fazer quando es­ti­vessem con­cluídas as obras de sa­ne­a­mento e abas­te­ci­mento de águas – e já pas­saram dois anos desde a sua con­clusão; a exis­tência de es­gotos a céu a aberto em Al­queidão, cujas po­pu­la­ções rei­vin­dicam há muito obras de sa­ne­a­mento.

A ve­re­a­dora da CDU propôs ainda aos pre­si­dentes da Junta de Fre­guesia do Pe­drógão e da CMTN a re­vi­ta­li­zação da As­sem­bleia de Com­partes para re­cu­pe­ração do baldio da Chã, que é uma zona com um enorme po­ten­cial agrí­cola, bem como a lim­peza do Casal Ino­cêncio, na Serra d'Aire, de forma a torná-lo vi­si­tável.

Para além disso, a CDU ques­ti­onou a CMTN sobre as di­li­gên­cias to­madas com vista à cri­ação de uma rede de uni­dades mó­veis de saúde e sobre a verba já gasta na obra do Con­vento do Carmo, e propôs a cri­ação de uma par­ceria com a Es­cola Prá­tica de Po­lícia.




Mais artigos de: Nacional

Avaliar prejuízos, <br>combater erros

Mi­guel Vi­egas e João Fer­reira vi­si­taram, no dia 18, as zonas mais afec­tadas pelas cheias nos dis­tritos de Coimbra e Aveiro, onde ve­ri­fi­caram os «efeitos de­sas­trosos» do des­man­te­la­mento dos ser­viços pú­blicos.

PEV votam <br>a favor do OE

O Con­selho Na­ci­onal do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV), reu­nido no do­mingo, ana­lisou a si­tu­ação eco-po­lí­tica na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, e de­bateu as suas ac­ções e in­ter­venção fu­tura.

Pobreza infantil nos Açores

Aníbal Pires, de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma dos Açores, acusou PS, PSD e CDS de im­porem a des­re­gu­lação das re­la­ções la­bo­rais e a fle­xi­bi­li­dade la­boral, que con­ti­nu­a­da­mente fa­vo­recem o tra­balho pre­cário e os re­gimes par­ciais.

CDU exige centro de saúde <br>de Odivelas

No dia 10, os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas pediram esclarecimentos ao presidente da autarquia sobre a previsão da dada de construção do centro de saúde de Odivelas e ficaram perplexos com a resposta. Segundo os eleitos do PCP, Hugo Martins «manifestou não ter...

Luta pela Saúde em Messines

Mais de 60 pessoas participaram, dia 19, numa concentração junto à extensão de São Bartolomeu de Messines do Centro de Saúde de Silves, em protesto «contra a falta de médicos e os intermináveis tempos de espera». A...

Outro caminho <br>para o Ensino Superior

Depois de terem lançado a campanha «Por Mais e Melhor Acção Social Escolar», com um abaixo-assinado em que se exige a melhoria deste mecanismo, diversas associações de estudantes da região do Porto anunciaram na segunda-feira, dia 22, que irão promover a...

Preocupações dos MPME <br>em destaque

O Encontro de Empresários do Concelho do Barreiro tem lugar no dia 29, às 14h30, na Biblioteca Municipal do Barreiro, por iniciativa da Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas, em parceria com a Associação do Comércio, Indústria e...

Protesto em Arroios

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Lisboa agendou para hoje, às 18 horas, uma concentração junto à Estação de Metro de Arroios, na Linha Verde. O protesto pretende contestar o encerramento da estação duas vezes por dia, à hora...

Luísa Basto assinala <br>45 anos de carreia

O espectáculo comemorativo das quatro décadas e meia de carreira de Luísa Basto realiza-se no próximo dia 4 de Março, às 21h00, no salão de festas da Incrível Almadense (SFIA). Uma vida dedicada a cantar o povo e a liberdade. Esse é aliás o mote do...