Hungria referenda quotas

O primeiro-ministro húngaro, o conservador Viktor Orban, anunciou, dia 24, a realização de um referendo sobre a distribuição de refugiados entre os países-membros da União Europeia.

Orban não divulgou a data para a realização da consulta pública, mas referiu que o projecto do referendo já foi à Comissão Nacional de Eleições.

O governante adiantou que a questão a referendar será a seguinte: «Quer que a União Europeia decrete uma relocalização obrigatória de cidadãos não húngaros na Hungria sem a aprovação do parlamento húngaro?».

Já em Dezembro, o governo de Budapeste havia apresentado uma queixa diante da Justiça europeia contra as quotas de refugiados adoptadas em Setembro de 2015.



Mais artigos de: Breves Europa

Fluxo migratório crescente

Mais de 120 mil imigrantes e refugiados chegaram à Europa nos primeiros dois meses do ano, duplicando o fluxo registado em 2015, de acordo com os dados publicados, dia 26, pela Organização Internacional de Migrações (OIM). A grande maioria entrou por solo grego (111 099...

Bélgica fecha fronteira

O governo belga restabeleceu os controlos na fronteira com França para impedir eventuais entradas de migrantes. A medida foi aplicada na semana passada depois de as autoridades gaulesas terem anunciado o desmantelamento e evacuação dos migrantes do acampamento de Calais, a chamada...