- Nº 2207 (2016/03/17)
Seminário internacional e reunião em Almada

Alargar a luta pela paz

Nacional

O Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Câmara Municipal de Almada promovem, no sábado, 19, em Almada, um seminário internacional sobre «A actualidade da luta pela Paz».

Na sessão, marcada para as 15 horas na Casa da Cerca, participam Ilda Figueiredo, Joaquim Judas, e Maria do Socorro Gomes, presidentes da direcção nacional do CPPC, da Câmara Municipal de Almada e do Conselho Mundial da Paz (CMP), respectivamente, e ainda representantes de organizações e movimentos da paz de vários países da Europa.

O seminário realiza-se à margem da reunião da Região Europa do Conselho Mundial da Paz, da qual o CPPC é coordenador no CMP. O CPPC procura assim dar o seu contributo para o reforço do movimento da Paz na Europa e da sua importante acção.

Em discussão nesta reunião estarão importantes questões para o desenvolvimento da acção do movimento da paz, como a preparação de acções contra a NATO e a sua cimeira anunciada para 8 e 9 de Julho em Varsóvia, de acções de solidariedade com os povos e a preparação da Assembleia Mundial da Paz, que terá lugar no Brasil no próximo mês de Novembro.

Para além da avaliação conjunta dos aspectos centrais da evolução da situação na Europa e no mundo, as organizações presentes na reunião partilharão as suas perspectivas de intervenção futura e debaterão as acções convergentes a desenvolver em torno de múltiplas questões, como as exigências do fim da corrida aos armamentos, da eliminação das bases militares estrangeiras e das armas nucleares e de destruição massiva; ou o protesto contra o aumento da presença militar dos EUA/NATO na Europa.

A solidariedade aos povos vítimas da agressão imperialista é outra linha de acção convergente que estará em debate na reunião de sábado e domingo. Cuba, Venezuela, Ucrânia, Iémene, Saara Ocidental, Chipre, Palestina e Síria são alguns dos povos que deverão continuar a merecer a solidariedade activa do Conselho Mundial da Paz e dos seus membros nacionais.

No sábado ao início da tarde realiza-se ainda uma Assembleia-geral do CPPC, para debate e aprovação do relatório de actividades e das contas de 2015.

Concerto em Gaia

Amanhã, 18, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, tem lugar, às 21.30 horas, um Concerto pela Paz, uma iniciativa promovida pela CPPC.

Ali vão actuar, para além de Daniel Cunha e Sérgio Garcia, diversas associações que se dedicam à dança, ao canto e à poesia, como a Academia de Música de Vilar de Paraíso, a Associação Cultural e Musical de Avintes, o Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia, a Escola de Música de Perosinho, o Ginasiano Escola de Dança, a Ilha Mágica e o Orfeão da Madalena. Os bilhetes são gratuitos, distribuídos no próprio dia, na bilheteira local, mas limitados à lotação da sala.

O CPPC continua empenhado na preparação e realização de Concertos pela Paz, como aconteceu em Lisboa e no Porto, e tem contado com a generosidade de muitos artistas e colectividades para a promoção de uma cultura de paz.