Podem contar com o PCP!

O PCP vai dis­tri­buir, a partir de sá­bado, 14, por todo o País, um fo­lheto in­ti­tu­lado «Basta de sub­missão à União Eu­ro­peia e ao euro».

No do­cu­mento, onde se afirma a ne­ces­si­dade de «de­fender o in­te­resse na­ci­onal», des­taca-se a «nova fase da vida po­lí­tica do País», com «as li­mi­ta­ções ine­rentes a um Go­verno PS», mas também «com as pos­si­bi­li­dades que o con­tri­buto que o PCP criou para dar res­posta aos pro­blemas e as­pi­ra­ções mais ime­di­atas».

No Or­ça­mento do Es­tado para 2016, por pro­posta dos co­mu­nistas, foi con­sa­grado, entre ou­tras ma­té­rias, ma­nuais es­co­lares gra­tuitos para o 1.º ano de es­co­la­ri­dade já a partir de Se­tembro; apoio ex­tra­or­di­nário aos de­sem­pre­gados de longa du­ração, re­dução da taxa do IMI, de­sa­gra­vando o seu valor em 10 por cento; in­ter­dição do au­mento da taxa má­xima e mí­nima das pro­pinas.

Porque «é ne­ces­sário ir mais longe», o PCP propôs ainda o au­mento ex­tra­or­di­nário de 10 euros nas pen­sões de re­forma; o fim das das res­tri­ções a di­reitos e re­mu­ne­ra­ções dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica; o re­forço do apoio à cri­ação cul­tural e ao pa­tri­mónio; eli­mi­nação pro­gres­siva do PEC. Estas me­didas foram re­jei­tadas pelo PS.

Na As­sem­bleia da Re­pú­blica e fora dela, os co­mu­nistas as­sumem ainda o com­pro­misso de cri­ação de um Plano Na­ci­onal de Com­bate à Pre­ca­ri­e­dade La­boral; com­bate à des­re­gu­lação do ho­rário de tra­balho; re­po­sição do prin­cípio do tra­ta­mento mais fa­vo­rável do tra­ba­lhador e eli­mi­nação da ca­du­ci­dade dos con­tratos co­lec­tivos de tra­balho; con­sa­gração das 35 horas como du­ração se­manal de tra­balho para todos os tra­ba­lha­dores; su­bida do sa­lário mí­nimo na­ci­onal para os 600 euros; au­mento ex­tra­or­di­nário das pen­sões de re­forma.




Mais artigos de: PCP

Libertar o País<br>da submissão ao euro

«A li­ber­tação do País da sub­missão ao euro – con­dição para o de­sen­vol­vi­mento e a so­be­rania na­ci­onal» foi o lema da sessão que o PCP pro­moveu an­te­ontem, 10, em Lisboa, na qual par­ti­ci­param o Se­cre­tário-geral Je­ró­nimo de Sousa, o membro da Co­missão Po­lí­tica Vasco Car­doso, os de­pu­tados João Fer­reira e Paulo Sá e os eco­no­mistas João Fer­reira do Amaral e Jorge Ba­teira.

Euro é instrumento<br>de dominação e submissão

Os alertas feitos pelo PCP pelo menos ao longo dos úl­timos 20 anos são hoje con­fir­mados pela grave si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial do País, con­cluiu-se no de­bate da pas­sada terça-feira.

Luta por um Alentejo<br>com futuro

Mais de 200 pes­soas par­ti­ci­param, no dia 7 de Maio, em Avis, Por­ta­legre, no 15.º En­contro Re­gi­onal de Qua­dros do Alen­tejo do PCP, que contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Derradeiro e decisivo esforço<br>até ao dia 16

Aproxima-se o dia 19 de Maio, momento em que o Partido tornará público, através do Avante!, o resultado dessa imensa epopeia que foi, e é ainda, a campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», para a compra da Quinta do...

Faleceu Teodósia Vagarinho Gregório

A propósito do falecimento de Teodósia Gregório Vagarinho, o Secretariado do Comité Central do PCP emitiu, no dia 6, um comunicado no qual salienta os mais relevantes aspectos da sua biografia pessoal e política e transmite à sua família as...

«Aumenta o som, baixa o IVA!»

Ao mesmo tempo que pros­se­guem as eli­mi­na­tó­rias do con­curso de bandas para o Palco Novos Va­lores, a JCP lança uma cam­panha exi­gindo a baixa do IVA dos ins­tru­mentos mu­si­cais para seis por cento.

Vencer a chantagem

O PCP está so­li­dário com os tra­ba­lha­dores do Porto de Lisboa que lutam pelos seus di­reitos e de­fende a re­ti­rada das con­ces­sões pú­blicas às mul­ti­na­ci­o­nais que do­minam a ac­ti­vi­dade por­tuária.

Precariedade ou qualidade

«Não há jornalismo de qualidade com precariedade e baixos salários», afirma o PCP num comunicado especialmente dirigido aos trabalhadores das empresas de comunicação social. O PCP denuncia que os estágios, curriculares ou profissionais, os recibos verdes e os...

Alterar a lei das rendas

A deputada Paula Santos esteve recentemente reunida com o grupo de representantes dos bairros de Setúbal de renda apoiada, com o objectivo de dar a conhecer o andamento do processo relacionado com os dois projectos apresentados pelo PCP na Assembleia da República sobre esta questão. Na reunião...