No sábado, 4, a Direcção e o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), reunidos em Lisboa, aprovaram uma saudação ao XVI Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), que se vai realizar de 15 a 18 de Setembro, em Bogotá, na Colômbia.
No documento, o MDM refere que o lema do congresso – «Mulheres unidas pela paz e na luta contra o imperialismo» – é «inspirador da vontade inabalável das mulheres se unirem pela paz e contra todas as formas de agressão do imperialismo, condição fundamental para prosseguirem a sua luta emancipadora».
Na reunião, ficou decidido elaborar uma carta a dirigir à secretária de Estado da Igualdade e foi feito um balanço das actividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de Março. Foi ainda discutida a situação das mulheres em Portugal e no mundo, tendo sido aprovadas diversas moções sobre questões nacionais e internacionais.
Na moção «Em defesa da Escola Pública, universal, democrática e inclusiva», o MDM apela à participação das mulheres portuguesas» na concentração «A Escola Pública sai à rua», marcada para o dia 18 de Junho, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a partir das 14.30 horas.