Editorial
Opinião
Actual

Que reforma da segurança social?

Constatando agora o que não conseguiu enxergar em quatro anos de governo, o PSD apercebeu-se subitamente que «o País...
Actual

A França é a França

«A França é a França», disse Juncker, o presidente da Comissão Europeia, questionado sobre a...
PCP

Envelhecimento activo<br>ou regressão civilizacional?

Na última semana, os órgãos de comunicação social deram eco às iniciativas legislativas do CDS-PP na área dos idosos e associadas à promoção de um «envelhecimento activo», um termo profusamente usado pelos promotores da política de direita e cujas medidas basilares são emanadas dos centros do grande capital e da UE, tendo como objectivos não o aprofundamento dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos, nem tão pouco a protecção social na velhice assegurada pelo Sistema Público de Segurança Social, mas todo um processo de profunda regressão civilizacional em matéria de direito à reforma e a uma pensão digna.

Crónica Internacional

A «verdade» de Juncker

São raros os momentos em que grandes potências ou instituições internacionais deixam transparecer de forma clara os...
A talhe de foice

As águas

As águas do Sena subiram mais de seis metros e inundaram Paris, deixando, no Louvre, a Vénus de Milo rodeada de caixotes para...
Em Foco

O impressionante poder<br>do colectivo

De vários pontos do País acorreram ao terreno da Festa, no fim-de-semana, dezenas de militantes e amigos do Partido, que lançaram mãos à obra na construção da 40.ª edição da Festa do Avante!, a primeira que integrará o novo terreno da Quinta do Cabo. Até ao início de Setembro, há trabalho para todos.

Em força com a escola pública

Em defesa da escola pública, no dia 3 foi entregue na Assembleia da República a maior petição de sempre, com mais de 70 mil assinaturas, recolhidas em 15 dias, enquanto os promotores da marcha de dia 18 continuam a receber múltiplas expressões do crescimento da mobilização e de um enorme consenso na sociedade quanto aos objectivos da luta.

PCP

Quebrar o cerco do capital <br>com a luta

No comício da Festa da Amizade, realizado em Almada no dia 5, Jerónimo de Sousa voltou a insistir na necessidade de romper com a submissão do País à União Europeia e ao euro.

Todos à Marcha

Jerónimo de Sousa manifestou, no domingo, a solidariedade do PCP com a «Marcha em Defesa da Escola Pública», marcada...

Conhecer para intervir

As assembleias das organizações do Partido são, para além de momentos altos de análise da realidade, planificação da intervenção e reforço da organização, uma expressão de democracia interna.

Sem motivo para festejar

O PCP assinalou, no dia 1, a passagem de um ano sobre a criação formal da «Infraestruturas de Portugal – IP»,...

PCP e ID

Delegações do PCP e da ID estiveram reunidas no dia 6 para avaliar a situação política e preparar a...

Precariedade nos Açores

O PCP promoveu em Ponta Delgada a sessão pública «Somos todos trabalhadores! Precários são os...
Trabalhadores

Pás contra a precariedade

Dirigentes e delegados sindicais foram no dia 2, quinta-feira, até à residência oficial do primeiro-ministro, oferecer-lhe ferramentas que ajudem a enterrar a precariedade e os baixos salários.

Fome de justiça

Pelo descongelamento dos salários e contra a precariedade, trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e dos refeitórios concessionados paralisam hoje.

A luta continua a valer

A luta é determinante para defender, repor e conquistar direitos e afirmar as funções sociais do Estado, tal como o foi para derrotar nas eleições legislativas o violento ataque à Administração Pública e aos seus trabalhadores.

Atacar dificuldades

É preciso remover os graves condicionamentos à actividade das CT, tanto os que têm origem no patronato e administrações, como os que resultaram das alterações à legislação laboral.

Nas empresas e nas ruas

Trabalhadores da Fábrica de Bolachas Elba, em Odivelas, pararam o trabalho e concentraram-se à porta da empresa, a exigir o...

Caducidade afastada

A administração comum da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da Transtejo e da Soflusa comunicou no dia 3, à Fectrans e...

35 horas para todos

«Não faz sentido e é inaceitável a existência, nos mesmos serviços, de dois regimes de...

Congresso da FEVICCOM

Hoje, 9, tem lugar, nas instalações da INATEL, na Foz do Arelho, a partir das 9.30 horas, o 4.º Congresso da FEVICCOM...

Praças exigem justiça

A criação do posto de Cabo-mor é uma vitória para os militares do quadro permanente, sobretudo, mas também...

José Barata

A Associação de Praças promove no dia 18, sábado, pelas 11 horas, no cemitério de Oeiras, uma romagem...
Assembleia da República

Há que alargar<br>redução a todos

O Parlamento aprovou dia 2, em votação final global, a reposição das 35 horas na Função Pública, com os votos favoráveis de PS, PCP, PEV, BE e PAN.

Garantir o direito<br>à mobilidade

Adequar o passe social intermodal às necessidades de mobilidade da população e da região metropolitana de Lisboa, recuperando os objectivos sociais que presidiram à sua criação, eis o grande objectivo de um projecto de lei do PCP já entregue no Parlamento.

Pela requalificação urgente<br>do IC1

Os deputados aprovaram por unanimidade, dia 2, uma resolução proposta pelo PCP onde a Assembleia da República recomenda ao Governo que promova com carácter de urgência as medidas necessárias para garantir a recuperação do IC1 no troço entre Alcácer do Sal e Grândola.

Respeite-se os critérios!

Foram recentemente inviabilizados no Parlamento, com os votos contra do PSD, CDS-PP e PS, os dois projectos de lei...
Nacional

Luta continuada

Porque o «aumento intercalar das reformas e pensões é justo e necessário», no dia 31 de Maio, em todo o País, mais de um milhar de reformados estiveram em luta por condições de vida digna.

Censura ao Governo <br>da Madeira

«Mais do que uma questão de Saúde, há um problema de Governo», lê-se na moção de censura apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira.

Centro UNESCO em Beja

A Câmara de Beja assinou, segunda-feira, 6, um protocolo de cooperação para criar, na cidade, o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

PS chumba proposta do PCP

O executivo PS na Câmara Municipal de Lisboa (CML) chumbou uma proposta dos vereadores do PCP através da qual se pretendia,...
Europa

Em busca da alternativa<br>à esquerda

No início da campanha eleitoral que arranca hoje, quinta-feira, 9, em Espanha, a coligação «Unidos Podemos» apela ao reforço da votação para quebrar o bloqueio a uma alternativa à esquerda.

Resistência tenaz

Em vésperas da abertura do Euro de futebol, o movimento de contestação à lei do trabalho continua a abalar diversos sectores de actividade em França. 

Revés para Renzi

A candidata do Movimento 5 Estrelas à Câmara de Roma, Virginia Raggi, venceu, dia 5, a primeira volta das eleições...

Sem paralelo

Complexo, moroso, exigente, o processo de elaboração, discussão e aprovação do orçamento da UE...
Internacional

Venezuela resistente

O governo bolivariano mantém-se firme na busca de uma solução pacífica para o diferendo com a oposição e conta com a mobilização popular e a solidariedade internacional face à ingerência imperialista.

Luta imparável

A paralisação de camponeses, assalariados rurais e indígenas colombianos dura há mais de uma semana e já obrigou o governo a comprometer-se com a segurança dos manifestantes.

Chilenos cobram promessas

A Central Unitária dos Trabalhadores chilena organizou, dia 31 de Maio, uma gigantesca marcha em defesa de alterações...

Saara Ocidental de luto

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português dirigiu à Frente Polisário uma mensagem onde...

Karim não vai <br>ao Euro 2016

Greves, inundações, risco de atentados e polémicas racistas ensombram a fase final do campeonato europeu de futebol que...
Temas

Uma questão<br>de toda a sociedade

A questão do sistema de ensino em Portugal, dos seus resultados e do contributo que dá ou deve dar para o desenvolvimento do País, para o combate às desigualdades, não é uma questão que seja apenas da competência e interesse dos professores, dos alunos e dos pais dos alunos, que só a eles diga respeito e que só eles têm competência para debater. É uma questão, a meu ver, que interessa a toda a sociedade portuguesa, que é também da sua competência e que, por isso, ela deve debater.

Argumentos
TVisto

Semear nas águas

De todos os episódios da série «Conversas do Tempo da Outra Senhora» que já foram transmitidos sempre na...
Sociedade

Direito à mobilidade

No passado dia 23 de Maio, o Grupo Parlamentar do PCP promoveu, na Assembleia da República, uma...
Aconteceu

Muhammad Ali<br>morre aos 74 anos

O tricampeão mundial de boxe, na categoria de pesos pesados, Muhammad Ali, faleceu, dia 3, em Phoenix, no Arizona (EUA), após um...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP...

A semana em resumo

Frases

“No futebol, o meu salário equivale ao de um defesa direito de um clube do meio da...