À porta dos hospitais do distrito de Santarém

Utentes defendem SNS

As Comissões de Utentes da Saúde do Médio Tejo e dos Serviços Públicos de Santarém reivindicaram, no dia 15, à porta dos hospitais de Abrantes, Tomar, Torres Novas e Santarém mais médicos e enfermeiros e melhor Saúde no distrito.

O PCP tem tomado a iniciativa na Assembleia da República

Image 20645

Num manifesto conjunto, lido nas quatro unidades hospitalares, os utentes reclamam, de igual forma, a «melhoria do serviço de urgência, a articulação entre serviços de saúde, a valorização da Maternidade de Abrantes e das especialidades nos hospitais do Médio Tejo e Santarém» e a «humanização e proximidade dos cuidados de saúde».

No documento, onde se refere que os «últimos anos foram trágicos», valoriza-se, contudo, os «tímidos avanços» alcançados nos últimos meses, também «fruto de empenho e luta das populações».

«Foram anos de encerramento de unidades e serviços de saúde, de redução de horários, de dispensa e desvalorização dos profissionais, de deterioração de instalações e equipamentos, de escassez de materiais indispensáveis, do aumento de listas de espera para cirurgias e consultas, de subfinanciamento e desarticulação dos cuidados de saúde», apontam os utentes, apontando fortes críticas ao anterior governo PSD/CDS.

Solidariedade do PCP

Impossibilitado de participar nas diversas acções que se realizaram naquele dia em defesa do direito à Saúde, por presidir a uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito ao escândalo da venda e resolução do BANIF, António Filipe, deputado do PCP, eleito pelo distrito de Santarém, dirigiu uma mensagem de solidariedade aos utentes.

«Apesar de ausente fisicamente, estou convosco nesta acção», refere o deputado comunista, lembrando que o Grupo Parlamentar do PCP tem tomado a iniciativa na Assembleia da República (AR), «promovendo o debate, a apresentação de propostas pela contratação dos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e outros profissionais – que faltam no Serviço Nacional de Saúde, pela garantia de médicos e enfermeiros de família para todos os centros de extensões de saúde acessíveis às populações» e tem-se «batido insistentemente pela melhoria do serviço prestado pelos hospitais do distrito».

Direito à Saúde

No texto, o deputado recorda ainda que foi por iniciativa do PCP que a AR aprovou, no dia 20 de Maio, apenas com a abstenção do PSD, do CDS e do PAN, uma Resolução que recomenda ao Governo que garanta a existência de serviços de urgência médico-cirúrgica, de medicina interna e de pediatria em todos os hospitais que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo e a adopção de medidas de contratação e reforço do quadro de pessoal, como condição essencial para a garantia de um serviço de qualidade nesse Centro Hospitalar.

Também a situação que se vive no hospital de Santarém motivou a apresentação de iniciativas por parte do Grupo Parlamentar comunista. Ontem, 22, a requerimento do PCP, o ministro da Saúde devia comparecer na Comissão de Saúde da AR para prestar esclarecimentos acerca das medidas que o Governo tenciona tomar, designadamente ao nível das urgências, das cirurgias e das consultas externas, para melhorar as condições de prestação de cuidados no Hospital de Santarém.

«O direito à Saúde é um direito social fundamental, consagrado na Constituição de Abril. A luta do povo do distrito de Santarém pelo reforço e dignificação do Serviço Nacional de Saúde conta e contará sempre com o empenho do PCP. A luta continua», concluiu.




Mais artigos de: Nacional

Palco da vida

A 33.ª edição do Festival de Almada, que decorre de 4 a 18 de Julho, vai contar com 29 espectáculos de teatro, música e dança. Este ano o homenageado é Ricardo País.

Obstáculos nas ruas <br>de Lisboa

Representantes da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), da Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM)...

Autonomia das freguesias volta à ordem do dia

Nos dias 1, 2 e 8 de Junho, a iniciativa «Presidência nas Freguesias 2016» esteve na União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. Álvaro Beijinha, presidente da autarquia, e os vereadores a tempo inteiro,...