Alargar a participação nas jornadas de trabalho

Garantir o êxito da Festa

A menos de um mês da aber­tura da Festa do Avante!, a cons­trução avança a bom ritmo na Quinta da Ata­laia e na Quinta do Cabo. Mas há ainda muito tra­balho para fazer.

O alar­ga­mento da par­ti­ci­pação nas jor­nadas é fun­da­mental

Image 20955

Como se es­pe­rava, as exi­gên­cias su­ple­men­tares co­lo­cadas à im­plan­tação da 40.ª Festa do Avante! – quer pelo sim­bo­lismo de tão sig­ni­fi­ca­tivo ani­ver­sário quer pelo alar­ga­mento da Festa ao novo ter­reno da Quinta do Cabo – sus­ci­taram um re­do­brado en­tu­si­asmo por parte dos mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido e ou­tros amigos da Festa, que não têm pou­pado es­forços, nas vá­rias jor­nadas de tra­balho já re­a­li­zadas, para que tudo es­teja pre­pa­rado para aco­lher os vi­si­tantes no pró­ximo dia 2. Quem hoje vi­si­tasse o ter­reno da Festa no­taria já o fruto desse tra­balho de­di­cado no adi­an­tado es­tado de cons­trução dos di­versos pa­vi­lhões e na trans­for­mação pro­funda que ambos os ter­renos, com par­ti­cular re­alce para a Quinta do Cabo, so­freram nos úl­timos meses.

O muito que se en­contra já cons­truído per­mite que se tenha uma noção apro­xi­mada de como será este ano a Festa, da lo­ca­li­zação dos vá­rios es­paços e palcos, dos novos acessos e ar­ru­a­mentos e das am­plas áreas re­ser­vadas ao lazer e ao des­canso. As es­tru­turas de ferro e as pa­redes de ma­deira já mon­tadas deixam an­tever como tudo es­tará in­te­grado na pai­sagem e se en­qua­drará com a so­berba vista sobre o Tejo que o alto da Quinta do Cabo pro­por­ciona.

O en­tu­si­asmo e a mo­bi­li­zação sus­ci­tados pela cons­trução da Festa do Avante!, este ano por­ven­tura ainda mais do que em an­te­ri­ores, não podem abrandar nas se­manas que faltam até ao início de Se­tembro: o ter­reno é maior, assim como as exi­gên­cias, as ta­refas são múl­ti­plas e di­ver­si­fi­cadas e, além disso, só faltam quatro fins-de-se­mana de jor­nadas de tra­balho, o que, pa­re­cendo muito, não é. Na Festa, estar «tudo pronto» sig­ni­fica fazer de cada edição a me­lhor e a mais bo­nita, com es­tru­turas bem mon­tadas, aca­ba­mentos per­feitos, de­co­ração es­me­rada e ex­po­si­ções atrac­tivas.

Alargar a par­ti­ci­pação nas jor­nadas de tra­balho é, a par da di­vul­gação e venda da EP, uma das prin­ci­pais pri­o­ri­dades co­lo­cadas ao co­lec­tivo par­ti­dário, de forma a ga­rantir o êxito da 40.ª Festa do Avante!.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Olimpíadas da camaradagem

Image 20952

Nos 40 anos da Festa do Avante! e com a aqui­sição da Quinta do Cabo, também o Des­porto ganha mais es­paço, com uma pro­gra­mação es­pe­cial e di­ver­si­fi­cada, como já nos ha­bi­tu­aram, que vai pro­por­ci­onar mo­mentos de grande emoção, mas também de con­vívio e ami­zade.

Aqui não existem se­gredos, mas sim uma par­ceria que, de ano para ano, cresce e se for­ta­lece mais e mais, tor­nando-se in­que­brável e um exemplo do que de me­lhor e mais bo­nito se faz no País e no mundo. Nela estão en­vol­vidas mais de 300 co­lec­ti­vi­dades e as­so­ci­a­ções des­por­tivas que tra­ba­lham, lado a lado, com a Co­missão Na­ci­onal de Des­porto da Festa.

Este ano são es­pe­rados mais de 15 mil atletas, que vão par­ti­cipar em 32 provas des­por­tivas e exi­bi­ções. Ao mesmo tempo, são cada vez mais os vi­si­tantes que não se li­mitam apenas a as­sistir, acei­tando o con­vite que lhes é di­ri­gido para par­ti­cipar nas vá­rias mo­da­li­dades pre­sentes, como acon­tece nos des­portos ra­di­cais, com o slide e a pa­rede de es­calar, mas também, entre muitas ou­tras, no boxe, nos ma­tra­qui­lhos, nos sa­raus de gi­nás­tica e de artes mar­ciais, nos jogos tra­di­ci­o­nais, nas danças de salão.

No do­mingo, têm lugar a Cor­rida e a Ca­mi­nhada da Festa, provas que tem re­gis­tado, todos os anos, mi­lhares de ins­cri­ções, ul­tra­pas­sando todas as ex­pec­ta­tivas. Este é, por­tanto, mais um «palco» do Avante!, que aco­lherá grandes es­pec­tá­culos, para todos os gostos, onde a com­pe­tição não tem lugar, antes a ale­gria e a ca­ma­ra­dagem.


Afirmar o Desporto <br>e os seus valores

Mi­lhares de atletas, pra­ti­cantes de mais de 30 mo­da­li­dades – umas de raiz po­pular, ou­tras de alta com­pe­tição – vão marcar pre­sença na 40.ª edição da Festa do Avante!.

Promover a Festa <br>e o Desporto

Ao longo dos meses de Verão re­a­lizam-se nu­me­rosas ini­ci­a­tivas des­por­tivas de pro­moção da Festa do Avante!.