Sector leiteiro em crise prolongada

Protesto no dia 23

Na se­gunda-feira, 23, tem lugar uma marcha lenta de trac­tores, entre Vá­lega e Es­tar­reja, Aveiro. Para com­bater a crise do sector do leite, exige-se a re­gu­lação pú­blica da pro­dução em todos os países da União Eu­ro­peia (UE).

«Por­tugal produz de acordo com a sua ne­ces­si­dade de con­sumo»

Image 21010

Esta acção de luta – pro­mo­vida pela As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Pro­du­tores de Leite (APPLC), com a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) – pre­tende dar corpo ao des­con­ten­ta­mento exis­tente. Até ao dia 23, a APPLC vai re­a­lizar ple­ná­rios e reu­niões em di­versas zonas do País para de­bater a si­tu­ação na pe­cuária e de­finir o que fazer pe­rante as ame­aças de des­truição do sector.

Em nota de im­prensa, di­vul­gada no dia 10, a as­so­ci­ação lembra que a «pro­lon­gada crise do sector lei­teiro, sem fim à vista», foi ori­gi­nada pela UE, quando acabou com «as quotas de pro­dução na­ci­onal nos seus países mem­bros», o que levou «a uma acen­tuada baixa de preços na pro­dução e ori­ginou o en­cer­ra­mento de pe­quenas, mé­dias e até grandes ex­plo­ra­ções».

«Vamos con­ti­nuar a viver nesta triste an­gústia en­quanto os de­ci­sores da UE não ti­verem von­tade po­lí­tica para al­terar a si­tu­ação e atacar o pro­blema de fundo», que passam pela ne­ces­si­dade de «re­gu­lação pú­blica da pro­dução em todos os países do es­paço da UE», de­fende a APPLC.

Ca­la­mi­dade

Esta ruína ace­le­rada que os pro­du­tores de leite en­frentam – que estão a re­ceber, em média, 26 cên­timos por quilo de leite, quando o custo de pro­dução ronda os 35 cên­timos por quilo – atingiu um «es­tado ca­la­mi­toso» e de «de­si­lusão», que põe em causa o «fu­turo da pro­dução na­ci­onal», ad­verte a as­so­ci­ação, in­for­mando que este sector foi o que «me­lhor se es­tru­turou para pro­duzir o ne­ces­sário para o con­sumo que o País ne­ces­sita, tor­nando assim des­ne­ces­sário a im­por­tação deste bem es­sen­cial para a vida das pes­soas e que muito tem con­tri­buído para me­lhorar a ba­lança co­mer­cial na­ci­onal».

A APPLC de­nuncia, en­tre­tanto, a «am­bição cega» dos países eu­ro­peus, grandes pro­du­tores, em cen­trarem em seu redor toda a pro­dução da UE, com des­taque para a Ir­landa (país do Co­mis­sário Eu­ropeu da Agri­cul­tura) que, neste ano, já au­mentou a pro­dução em cerca de 30 por cento.

As crí­ticas es­tendem-se ainda à «falta de von­tade po­lí­tica da UE», que, na opi­nião da as­so­ci­ação, «tem vindo a en­treter os pro­du­tores e a ofe­recer-lhes uma mi­ga­lhas, pe­quenos sub­sí­dios que não re­solvem coisa ne­nhuma», como é o caso dos quatro mi­lhões de euros que vão ser atri­buídos em prémio por vaca, para re­du­zirem vo­lun­ta­ri­a­mente a pro­dução. «Esta me­dida, mais uma vez, vem de­mons­trar as in­ten­ções de Bru­xelas e re­vela-se como um erro es­tra­té­gico para o nosso País», su­blinha a as­so­ci­ação, acres­cen­tando: «Por­tugal não pre­cisa de di­mi­nuir a pro­dução porque produz de acordo com a sua ne­ces­si­dade de con­sumo» e «se querem re­duzir a pro­dução re­corram aos países ex­ce­den­tá­rios».




Mais artigos de: Nacional

É preciso desbloquear <br>os fundos comunitários

Mi­guel Vi­egas, de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE), vi­sitou no dia 12, sexta-feira, as fre­gue­sias do Monte, Santa Luzia e Ima­cu­lado, pro­cu­rando assim ava­liar a si­tu­ação dos in­cên­dios que de­vas­taram a Ma­deira.

Carla Cruz <br>leva incêndios à AR

Na sexta-feira, 12, Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República (AR), esteve na Freguesia de Riba d'Âncora. Ali, deu a conhecer que o Partido vai exigir do Governo a atribuição de apoios para fazer face às «perdas muito significativas»...

PEV exige soluções <br>para a Madeira

No dia 11, durante uma reunião ocorrida na Assembleia da República, com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna para abordar a problemática dos incêndios em Portugal, Heloísa Apolónia, deputado do Partido Ecologista «Os...

Prevenção para evitar <br>a tragédia

A CGTP-IN manifestou a sua solidariedade com os trabalhadores e todas as populações vítimas do flagelo dos incêndios que fustigaram o território nacional, designadamente a Região Autónoma da Madeira e em particular a cidade do Funchal, lamentando profundamente, em...

«Sol da Caparica»

No domingo, último dia do «Sol da Caparica», Ana Bacalhau, Samuel Úria, Sérgio Godinho e Vitorino apresentaram o espectáculo «Canções de roda, lengalengas e outras que tais!», com o Coro Infantil da Academia de Música...