- Nº 2232 (2016/09/8)
Auditório de Debates

Esmiuçar o assunto

Festa do Avante!

A informação, a análise, a partilha de experiência, a pergunta e a observação que não param de bailar no pensamento – de tudo isto se alimentaram os palcos de debate no Espaço Central, tanto os três locais com programa, como os encontros de amigos e camaradas que por ali se sucederam às catadupas, em três dias com horas de menos para tudo o que cada um gostaria de fazer. No Auditório de Debates houve, desta vez, ocasião para levar mais adiante e mais fundo o interesse sobre algumas questões que desenvolvem os temas maiores da actualidade política, com protagonistas e especialistas.

Voltou-se a falar, por exemplo, de «trabalho, honestidade e competência». Foi da plateia que se ouviu, ao início da tarde de sábado, a referência à caracterização dos eleitos comunistas e seus aliados, para alertar que é preciso persistir em contrariar a tendência dominante e dar mais força à participação popular na vida local. Para debater «CDU nas autarquias – sempre ao serviço dos trabalhadores e das populações», ali estiveram João Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, Francisco de Jesus e José Maria Pós-de-Mina, que acumulam anos de exercício de poder ao nível de freguesia e de município, e Paula Santos, deputada.

Ao fim da tarde, o tema «Segurança Social. Presente e futuro», foi tratado com Fernanda Mateus, da Comissão Política do Partido, Diana Ferreira, deputada, e Eugénio Rosa, economista com vasta produção teórica nesta área, boa parte dela publicada no Avante! em diversas ocasiões.

Professores, estudantes, pais e encarregados de educação – que somos, afinal, praticamente todos, havendo até quem esteja ou tenha estado nos papéis todos – compareceram no domingo à tarde, para falar sobre «Escola Pública – garantir o acesso e sucesso escolar», com Jorge Pires, da Comissão Política do PCP, Ana Virgínia, deputada, Rogério Reis, do Comité Central do Partido e professor universitário, Alma Rivera, estudante e dirigente da JCP, e Mário Nogueira, professor e dirigente sindical.

Como se notou e até se expressou, a abordagem destes temas na Festa fez parte da discussão permanente e produtiva que eles merecem na actividade regular do Partido aos vários níveis e que vai prosseguir.

DM