Por iniciativa dos deputados do PCP ao Parlamento Europeu e durante três meses estará aberta à subscrição de todos os deputados uma declaração escrita em defesa da regulação pública da produção leiteira. A declaração exorta a Comissão Europeia a considerar a necessidade de introduzir instrumentos públicos de regulação da produção e dos mercados que assegurem preços justos aos produtores.
Na nota enviada ao Avante! pelo Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu sublinha-se que a «mais ampla subscrição desta declaração escrita, nomeadamente por parte de todos os deputados portugueses no Parlamento Europeu, poderá ser um importante contributo para forçar a discussão» sobre a grave crise no sector do leite e para salvaguardar a cada país e região o «direito a produzir e a defender a sua soberania alimentar».
Lembra-se ainda que o PCP sempre se opôs ao fim das quotas leiteiras (decidida pelas instituições da UE em 1999 e concretizada em 2015), alertando para as «consequências catastróficas» que tal medida acarretaria para o sector, que acabou por perder, ao longo dos últimos anos, milhares de explorações.