- Nº 2235 (2016/09/29)

Reformados dos lanifícios

Trabalhadores

Na sede do Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa, na Covilhã, realiza-se amanhã, dia 30, a partir das 15 horas, uma reunião de reformados dos lanifícios. O sindicato da Fesete/CGTP-IN explicou que a decisão de convocar estes trabalhadores deve-se à falta de «respostas claras e concretas do Ministério da Saúde sobre o pagamento das comparticipações dos medicamentos».
Além de prestar informação sobre as diligências já desenvolvidas, o sindicato pretende analisar na reunião a realização de uma deslocação ao Ministério e, confirmando-se esta possibilidade, decidir uma data, «porque o tempo passa e os prazos decididos pelos reformados na reunião de 30 de Junho estão largamente ultrapassados».
O sindicato recorda que o governo PSD/CDS revogou o Despacho n.º 6/2011, que fora «objecto de profícuas negociações deste sindicato com o Dr. Manuel Pizarro, então Secretário de Estado da Saúde». Aí se definia que as comparticipações dos medicamentos dos reformados dos lanifícios seriam pagas pelo Ministério directamente às farmácias (como acontece com as demais comparticipações). Com a revogação, os reformados dos lanifícios «voltaram a ter de esperar pelo reembolso das comparticipações pela ARS».
«Logo após a tomada de posse» do actual Governo, foi pedida uma reunião ao ministro da Saúde, que ainda não a marcou, limitando-se a responder que tem em estudo a publicação de um despacho.