- Nº 2236 (2016/10/6)

Ameaça à espreita

Breves Nacional

No dia 29, numa declaração política apresentada na Assembleia da República, a líder parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) pediu ao Executivo do PS empenho relativamente à central espanhola de Almaraz.

Heloísa Apolónia referiu-se ao pedido de reunião anunciado na passada semana pelo ministro do Ambiente português com responsáveis espanhóis sobre a situação, defendendo que o encontro «tem de ser para exigir os próprios direitos» de Portugal, nomeadamente a participação nas decisões sobre aquele complexo energético devido à sua proximidade fronteiriça, acabando-se «o quase silêncio ensurdecedor dos diversos governos portugueses que se têm alternado».

«A central nuclear de Almaraz é uma ameaça à espreita, um risco iminente a cada instante. Em caso de acidente, teríamos sérios problemas radioactivos em território português e no rio Tejo com grande particularidade, devastando a sua biodiversidade e o tanto que a sua estabilidade representa para os portugueses», alertou a ecologista.