- Nº 2239 (2016/10/27)

Greve na Funchalense

Trabalhadores

Os trabalhadores da gráfica Funchalense, propriedade do grupo Global Notícias, cumprem no sábado, dia 29, uma greve de 24 horas em defesa de aumentos salariais. Em comunicado, o Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente – SITE/CGTP-IN, explica que nos últimos oito anos, pese embora os avultados lucros registados pela empresa, os trabalhadores não tiveram qualquer aumento na respectiva remuneração, facto que, considerando o aumento do custo de vida, se traduziu numa perda efectiva de poder de compra.

O SITE esclarece ainda que a paralisação, decidida em plenário no passado dia 14, foi convocada após a administração da Funchalense, situada em Pêro Pinheiro, Sintra, ter manifestado total indisponibilidade para negociar aumentos salariais, remetendo para sede de negociação colectiva esta matéria. Ora, denuncia o Sindicato, a negociação colectiva é alvo de boicote pela associação patronal há mais de 40 anos.

«Os trabalhadores tudo têm feito para que a empresa altere a sua posição» com o objectivo de «evitar o conflito» laboral, adianta-se ainda no comunicado, em que se informa, por fim, que antes do início da greve, os trabalhadores voltam a reunir em plenário para avaliar a situação e novas formas de luta.