- Nº 2244 (2016/11/30)

Arco Ribeirinho Sul

Breves Nacional

A Câmara do Seixal defendeu a necessidade urgente de se concretizar o Arco Ribeirinho Sul, projecto que visa a requalificação e desenvolvimento dos antigos territórios industriais da Siderurgia Nacional (Seixal), Quimiparque (Barreiro) e Margueira (Almada), da responsabilidade da empresa pública Baía do Tejo.

«A concretização do projecto do Arco Ribeirinho Sul terá um impacto determinante. Para além do contributo para a coesão territorial e reforço da grande metrópole de duas margens centrada no Tejo e a afirmação dos territórios de Seixal, Barreiro e Almada, permitirá a criação de emprego qualificado, a reindustrialização, a requalificação e diversificação de usos», refere a autarquia, em comunicado divulgado no dia 18.

No documento, Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, afirma que a opção da autarquia passa por «qualificar os espaços industriais existentes». «Queremos criar condições para o reforço do desenvolvimento do pólo siderúrgico existente, onde, a par das principais unidades industriais do sector siderúrgico, se venham a instalar novas unidades, bem como a criação de uma plataforma logística de nível regional», referiu.